Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

OAB SP promove audiência pública sobre saúde da população negra

Em paralelo ao evento, haverá exames para detecção de anemia falciforme, doença comum entre a população negra
Imagem mostra um estetoscópio em cima de um uniforme de enfermagem e um martelo de juiz.

Foto: Reprodução

Patricia Santos

26 de outubro de 2023

Para marcar o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, a Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo (OAB SP) promove na sexta-feira (27) uma audiência pública com painéis de debate e exames para detecção de anemia falciforme.

Coordenada pela Comissão da Verdade Sobre a Escravidão Negra no Brasil, a audiência terá como tema principal o “Direito à Reparação e Ações para Atenção à Saúde da População Negra”, que busca reforçar a promoção da equidade no Sistema Único de Saúde (SUS).

A audiência pública será transmitida no YouTube e pretende reafirmar a responsabilidade de cada esfera de gestão (federal, estadual e municipal) em garantir o acesso à população negra aos serviços de saúde de forma humanizada e qualificada, em conjunto com ações de enfrentamento ao racismo institucional.

Participam do painel o pesquisador Luís Eduardo Batista, que representará o Ministério da Saúde; a médica Denize Ornelas, da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; e o médico Maicon Nunes, consultor de saúde da Comissão da OAB.

Na sequência, haverá uma mesa de debates sobre implantação regional de políticas para atenção à saúde da população negra no Estado. O quadro contará com representantes da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado (CPDCN), parlamentares e gestores de saúde.

Exames para detecção da anemia falciforme

Durante a audiência pública, a Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo (CAASP) oferecerá exames para detecção da anemia falciforme. A coleta de sangue ocorre no local e o resultado será enviado ao participante, posteriormente.

A anemia falciforme é uma doença muito comum entre a população negra e costuma ser detectada no “teste do pezinho”, realizado nos bebês logo após o nascimento.

Para participar da audiência pública e realizar o exame de rastreamento, advogados, advogadas e estagiários de Direito negros e negras devem se inscrever gratuitamente online.

Serviço

Quando: 27 de outubro, das 13h30 às 18h30
Onde: Sede da OAB SP – Rua Maria Paula, 35, Bela Vista, São Paulo (SP)

Patricia Santos

Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 150

EP 149

Cotidiano