Entre os dias 14 e 17 de dezembro, o Sesc Vila Mariana, em São Paulo, recebe a segunda edição de “Ananse – Encontro de Contação de Histórias de Autoria Negra”, evento com curadoria da escritora e contadora de histórias Kiusam de Oliveira. A proposta do festival é trabalhar o universo da literatura infantojuvenil, a partir da cultura afro-brasileira, para dar visibilidade a autores e ilustradores negros. O evento é gratuito e aberto a todo o público.
A programação é composta por rodas de contação de histórias, bate-papos e outras atividades que articulam o imaginário das crianças com temas da contemporaneidade, como questões identitárias, empoderamento e marcadores sociais. Todas as atrações são livres e gratuitas. Somente as atividades realizadas no auditório necessitam de retirada de ingresso on-line, com o app Credencial Sesc SP, ou presencialmente na bilheteria da unidade.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O festival Ananse recebe o nome em homenagem ao símbolo Adinkra, que é uma representação gráfica de uma palavra ou ideia. Este símbolo representa o mito de um homem habilidoso em tecer teias, que conseguiu um tesouro de histórias e as compartilhou com o mundo.
Em apoio ao empreendedorismo negro, esta edição do festival realiza o Mercado Nyansapo, com bancas expondo artigos diversos, como roupas, livros, bonecos, papelaria e bijuterias. Entre as iniciativas estão o Projeto Caixoteca Literária Negro-Brasileira, Renata Ferré Jóias, Confecção Identidade, Coletivo Meninas Mahin, Mônica Anjos, entre outras.
A programação ainda conta com outras atividades ao longo do festival, como o Clubinho do Livro, apresentação musical e bate-papos. Para conferir a agenda completa com toda a programação, acesse este link.