Após as primeiras escolas de samba passarem pelo Sambódromo do Anhembi, em São Paulo, a festa do Carnaval 2024 continua neste sábado (10) com a apresentação de outras sete escolas que disputam o título pelo Grupo Especial.
Na sexta-feira (9), os foliões puderam acompanhar os desfiles das agremiações Camisa Verde e Branco, Barroca Zona Sul, Dragões da Real, Independente Tricolor, Acadêmicos do Tatuapé, Mancha Verde e Rosas de Ouro.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
No sábado, com nada menos que 15 títulos, a Vai-Vai entra na avenida às 22h30 com um enredo sobre uma das mais importantes manifestações culturais de São Paulo: “Capítulo 4, versículo 3 – Da rua e do povo, o hip hop: um manifesto paulistano”.
Figura frequente no Grupo Especial desde 2005, neste ano, a Tom Maior faz uma releitura indígena da história de Orfeu por meio do enredo “Aysú – uma história de amor”.
Já a atual campeã da elite do carnaval paulista, Mocidade Alegre, é a terceira escola a desfilar no segundo dia. A escola vai apresentar a história de um dos nomes mais importantes da literatura brasileira com o enredo “Brasiléia Desvairada: A busca de Mário de Andrade por um país”.
Na sequência, a Gaviões da Fiel entra na avenida às 1h45min para celebrar a primeira conquista da escola, em 1995, com o enredo “Vou te Levar pro Infinito”. Vale ressaltar que a agremiação é a maior vencedora entre as escolas vinculadas a torcidas de clubes de futebol no carnaval paulista.
Quinta agremiação a desfilar no sábado (10), a Águia de Ouro busca o bicampeonato com a celebração dos 100 anos da história do rádio no Brasil. Tendo como referência a fundação da Rádio Nacional, em 1922, o samba-enredo “Águia de Ouro nas Ondas do Rádio” promete celebrar momentos marcantes.
A sexta escola a desfilar no Grupo Especial é a Império de Casa Verde. O samba-enredo será uma homenagem à cantora Fafá de Belém, intitulada “Fafá, a Cabocla Mística em Rituais da Floresta”. Com mais de 30 álbuns gravados, a artista é uma das principais representantes da cultura nortista nacional.
Quem encerra a festa no sambódromo é a Acadêmicos do Tucuruvi. O enredo “Ifá”, sobre um oráculo africano de origem iorubá, deve celebrar a conexão entre o humano e o sagrado no encerramento do Carnaval de São Paulo em 2024.
A apuração para definir a campeã de 2023 acontece na terça-feira (21), às 16h. As duas escolas de samba com o menor desempenho serão rebaixadas para o Grupo de Acesso, em 2025.
Confira a programação completa:
Sábado, 10 de fevereiro
22h30 – Vai-Vai
23h35 – Tom Maior
0h40 – Mocidade Alegre
1h45 – Gaviões da Fiel
2h50 – Águia de Ouro
3h55 – Império de Casa Verde
5h – Acadêmicos do Tucuruvi