A arte produzida por mulheres negras e periféricas ganha destaque neste mês de março nas Fábricas de Cultura de Diadema e Capão Redondo, na capital paulista, gerenciadas pela Poiesis em parceria com a Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
Na Fábrica de Cultura Capão Redondo, um mural colorido na fachada do prédio destaca os rostos de mulheres negras e a cultura periférica incentivada pelo equipamento cultural. A arte, desenvolvida pela grafiteira Crica Monteiro e pela artista visual Fany Lima, ambas de Embu das Artes (SP), reflete questões relacionadas ao feminino, memória, identidade racial e imaginário periférico.
O mural, em fase final de execução, será concluído ainda em março para marcar o encerramento do “Festival Tecnicamente Falando”, evento que ocorreu em novembro de 2023 na Fábrica de Cultura Capão Redondo. As artistas partiram da reflexão sobre “o que é fabricar cultura?” para representar o conceito de tecnologia a partir do território de origem: a zona sul paulistana. São incluídas referências aos nomes da arte, literatura e cultura periféricas locais, assim como elementos visuais que representam o lugar.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A linguagem do grafite, assim como outros elementos do movimento Hip-Hop, está presente em intervenções e oficinas realizadas pelas Fábricas de Cultura. Na Fábrica de Cultura Diadema, o artista plástico e grafiteiro Robinho Santana pintou um mural na fachada destacando a marginalização dos corpos negros e o direito à educação em 2021. Já na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, um grafite de Nene Surreal, pioneira no grafite em São Paulo, decora o teto superior do teatro desde 2022.
Para os visitantes do Grande ABC, zona metropolitana de São Paulo, a Fábrica de Cultura Diadema apresenta a exposição “Empoderamento em Cores“, da artista plástica e arte-educadora Ordalina Candido. A mostra, que fica em cartaz até 17 de abril na sala multiuso, proporciona uma imersão na diversidade de cores, traços e histórias que caracterizam a produção artística de Ordalina. Com obras que retratam os quilombos urbanos e histórias de comunidades, a exposição destaca a importância da cultura afro-brasileira.
Serviço
Exposição “Empoderamento em cores com Ordalina Candido”
Quando: até 17 de abril
Horário: terça a sexta, das 9h às 19h e sábado(s), das 9h às 17h
Local: Fábrica de Cultura Diadema – Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135, Centro – Diadema (SP)
Entrada Livre
Para mais informações, acesse o site das Fábricas de Cultura.