Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘The Black President’: Tributo a Fela Kuti acontece em São Paulo

Artista nigeriano Ìdòwú Akínrúlí e banda The Otis Project, do músico moçambicano Otis Selimane, celebram o criador do afrobeat em show que preserva a linguagem do movimento
Imagem em preto e branco mostra Fela Kuti em palco, sem camisa, levantando os braços. Ao fundo, há duas pessoas de sua banda.

Foto: Leni Sinclair/Michael Ochs Archives, via Getty Images

10 de novembro de 2023

Músico, compositor e ativista político, Fela Kuti é uma das maiores referências da música do continente africano. Durante anos, usou da sua arte para promover a cultura de seu povo e denunciar os processos de colonização e política repressiva na Nigéria.

No ano em que completaria 85 anos, o artista nigeriano Ìdòwú Akínrúlí celebra sua vida e arte em “The Black President”, um show repleto de músicas dançantes e ancestralidade, que reproduzem os originais do afrobeat e as histórias das músicas de Fela Kuti. O show conta com a participação da banda The Otis Project, do músico moçambicano Otis Selimane, trazendo a linguagem mais pura e fiel do movimento.

A apresentação acontece neste domingo (12) no Blue Note, uma das maiores casas de Jazz de São Paulo. O show terá participação especial de Mc Tha. O tributo está em turnê pelo estado paulista, sendo essa, a terceira apresentação após passagem pelas cidades de Rio Preto e Campinas.

Nigeriano, pertencente ao povo Yorùbá, Ìdòwú promove a cultura Yorùbá no Brasil com artistas da Nigéria e África em geral, focando na tradição e expressões contemporâneas da música e da dança. O artista tem contato com a família de Fela e já realizou outros eventos em sua homenagem, como o Fela Day Poa. Além de músico e coordenador da ÌLÚ AKIN Produções, ministra aulas sobre Cultura Yorùba na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Imagem mostra o músico Ìdòwú Akínrúlí, ele é um homem negro e toca um trompete.
O músico nigeriano Ìdòwú Akínrúlí. Foto: Vini Angeli

Conexão África-Brasil

Além de levar ao público a vida e luta de um dos maiores nomes da música negra no mundo, o Tributo a Fela Kuti é o resultado de uma iniciativa da produtora Xiphefu, criada por Otis Selimane em 2019, que visa estabelecer pontes culturais entre os artistas africanos residentes no Brasil e seus territórios de origem.

Com foco em africanos em diáspora e artistas afrodescendentes, a Xiphefu busca engajar e desenvolver um mercado para esses artistas por meio da realização e produção de eventos, shows, agenciamento e atividades formativas, além de promover parcerias e conexões com artistas no exterior.

“Com artistas moçambicanos, nigerianos, angolanos e de diversos outros países, queremos mostrar as várias facetas de África, em territorialidade, identidade e autenticidade. O projeto tem como compromisso a criação de uma estrutura cada vez mais funcional e fluída no qual seja possível o trânsito de artistas africanos na cena musical e cultural de São Paulo e dos artistas brasileiros em territórios africanos”, conta Otis.

Imagem mostra o músico Otis Selimane, ele é um homem negro e segura dois instrumentos.
O músico moçambicano Otis Selimane, da banda The Otis Project. Foto: Wanzza Vieira

Serviço
Quando:
12 de novembro
Onde: Blue Note
Av Paulista, 2073 – Bela Vista, São Paulo – SP
Ingressos: Inteira R$ 90,00 | Meia-entrada: R$ 45,00

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano