Pesquisar
Close this search box.

Covid-19: Recife leva vacinação itinerante a nove comunidades

Ação, realizada pela Prefeitura do Recife, quer aumentar o quadro de pessoas imunizadas com a primeira dose e regularizar a situação daquelas que estão com doses atrasadas; campanha começa nesta terça-feira (25) e segue até o próximo sábado

Imagem mostra mulher negra e de tranças recebendo a aplicação da vacina no braço direito

Foto: Imagem: Daniel Tavares / Prefeitura do Recife

24 de janeiro de 2022

Com o objetivo de aumentar o número de pessoas imunizadas contra a Covid-19, periferias do Recife e Região Metropolitana irão receber carros itinerantes de vacinação. Moradores das localidades Campina do Barreto, Santana, Passarinho, Peixinhos, Pina, Três Carneiros Baixo, Córrego da Padaria, Nova Descoberta e Areias receberão profissionais da Secretaria de Saúde Municipal em busca ativa para regularização da imunização. A campanha, que teve início nesta terça-feira (25), segue até o próximo sábado.

De acordo com a Prefeitura do Recife, em resposta à Alma Preta Jornalismo,  as localidades foram escolhidas a partir de critérios de ocupação, vulnerabilidade e dificuldade de acesso, tendo uma população majoritariamente negra. Sobre o público-alvo da ação, os profissionais de saúde devem buscar quem está dentro do perfil para receber a primeira dose da vacina ou ainda aqueles que estão no prazo para a segunda dose, os que estão com doses atrasadas ou que já podem tomar a dose de reforço.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A gestão ainda adianta que, durante as atividades, as equipes de saúde devem realizar o cadastro das pessoas no ‘Conecta Recife’ – plataforma de consulta e solicitação de serviços ligados à prefeitura – e, em seguida, a aplicação da dose na mesma hora, sem necessidade de agendamento. Para receber a imunização, os moradores devem apresentar documento oficial com foto e um comprovante de residência ou de domicílio eleitoral. 

Segundo o especialista em Saúde Pública e em Micropolítica da Gestão, Trabalho e Saúde, Luiz Valério, ações como essa impactam nas periferias por se tratar de um espaço com dificuldades de acesso – desde as políticas de informação e proteção até o aumento do número de casos da infecção.

“Nós estamos falando da afetação, adoecimento e morte da população negra que, com base em dados epidemiológicos do início da pandemia até os dias atuais, é a que protagoniza este triste quadro. Por isso, é preciso avaliar o perfil dessas pessoas que, na maioria dos casos, não conseguem faltar no trabalho ou sair mais cedo para se vacinar. Um fluxo de vida que não permite tempo para cuidarem de suas saúdes”, pontua.

Valério complementa ao dizer que criar elos que una a população ao uso de serviços destinados à ela é uma forma de colocar em prática um dos princípios do Sistema Único de Saúde, o SUS. 

“Ter um projeto de vacinação que chegue às zonas periféricas é garantir a equidade no atendimento, que deve ser base do serviço público e seriamente aplicada. Dizer que a vacina está disponível para todos não é sinônimo de que o acesso é fornecido da mesma maneira. Pensar nas especificidades de cada população e suas necessidades é o melhor caminho para o aumento de pessoas vacinadas”, finaliza. 

Leia também: Mortes por Covid-19 de pessoas em situação de rua é o dobro do que o registrado em fontes oficiais

Os atendimentos itinerantes estão previstos para acontecerem no turno da manhã, das 9h às 12h, e seguem um roteiro prévio realizado pela prefeitura que foi disponibilizado na última semana. Atualizações dos atendimentos podem ser acompanhados através da página oficial da Prefeitura do Recife. Para conferir os dias e locais da ações, confira a lista: 

Terça-feira (25)

Oratória da Divina Providência – Rua dos Peixinhos, 951 – Campina do Barreto (Manhã)

Capela Nossa Senhora de Santana – Rua Henrique Machado, S/N – Santana (Manhã)

Comunidade Alto do Carroceiro – Rua Engenheiro Arnulfo Falcão, 304 – Passarinho – Associação do Alto do Carroceiro (Manhã)

Quarta-feira (26)

Comunidade Saramandaia – Rua Compositor Mário Griz, Peixinhos (Manhã)

Comunidade: Areinha – Local: Convento São Félix Cantalice – Endereço: Rua José Rodrigues, 169, Pina (Manhã)

Escola Municipal Futuro Feliz, Rua Ibirajuba, 498, Três Carneiros Baixo, Cohab (Manhã)

Quinta-feira (27)

Córrego da Padaria – Rua Júlio José de Souza, 341 (Manhã)

Comunidade Dr° Caeté – Rua Damolândia, 553, Nova Descoberta – na Associação Curitiba Futebol Clube (Manhã)

Sábado (29)

Sede do Desperta Caçote – Rua Guaraci, 140 – Caçote, Areias (Manhã)

Leia também: Covid-19: morre quase o dobro de negros do que de brancos no mesmo bairro em São Paulo

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

Cotidiano