Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Governo da Bahia usa drones para localizar focos de dengue

O estado já tem 64 municípios em estado de alerta para a doença
A imagem do alto mostra agentes da Bahia em cima de uma casa em busca de possíveis focos de dengue.

Foto: Divulgação

29 de fevereiro de 2024

Para combater a dengue, o Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Saúde e do Corpo de Bombeiros, sobrevoa com drones áreas de difícil acesso para localizar focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença. 

As imagens capturadas pelos drones são analisadas por agentes, que identificam locais com acúmulo de água parada e potenciais criadouros do mosquito. 

Os bairros de Piripá e Jacaraci, no sudoeste do estado, já foram analisados. Nas próximas semanas, os municípios de  Ibiassucê, Mortugaba e Barra do Choça também vão receber a operação com drones para controlar e prevenir casos da doença

Em comunicado à imprensa, a secretária de saúde da Bahia, Roberta Santana, reforçou que o momento é de unir forças para combater o aumento de casos nos municípios do estado. Segundo ela, o governo não tem poupado recursos financeiros para proteger a população

“Estamos realizando uma verdadeira força-tarefa para proteger a saúde pública através da ação conjunta entre diferentes entes públicos e a comunidade para enfrentar situações de alerta”, afirmou.

A Bahia registrou 16,771 casos de dengue entre os dias 1 de janeiro e 24 de fevereiro, quase 100% a mais dos casos registrados no mesmo período de 2023. As cidades de Vitória da Conquista e Feira de Santana lideram em número de notificações de dengue. Ao todo, 64 cidades estão em estado de alerta para epidemia da doença.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano