Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Henrique Marques supera problemas de saúde e vai a Paris representar o Brasil no taekwondo

O jovem atleta carioca superou problemas cardíacos e já é medalhista em 2024
A imagem mostra o lutador de taekwondo Henrique Marques, após se classificar para os Jogos Olímpicos de Paris.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

11 de abril de 2024

Prestes a realizar o sonho de disputar o Pan-Americano no ano passado, Henrique Marques foi diagnosticado com uma arritmia cardíaca que o tirou do campeonato e poderia encerrar a sua carreira. Mas, após realizar uma cirurgia, o jovem de 20 anos voltou aos treinos, está classificado para os Jogos Olímpicos de Paris e vai representar o Brasil no taekwondo. 

A vaga foi conquistada na quarta-feira (10) durante o pré-olímpico das Américas, disputado em Santo Domingo, na República Dominicana. Quatro meses separaram o susto da consagração do taekwondista natural de Itaboraí (RJ), que é a vaga para os Jogos de Paris na categoria de até 80 kg. Ele será um dos três atletas da delegação brasileira na modalidade.

O jovem atleta usou as redes sociais para agradecer ao técnico pelos anos de parceria e celebrar a conquista. Ele ainda destacou sua campanha com 100% de aproveitamento na competição. 

“Não sei quando vai cair a ficha de tal feito, ainda sem acreditar que o que era apenas um sonho de infância de um menino que veio da periferia de um bairro humilde, de onde ninguém dava nada, hoje, se tornou realidade!”, publicou

Em 2024, Henrique Marques já levou medalha para casa. No começo de fevereiro, o lutador de taekwondo conquistou o ouro no Canadá Open. Uma semana depois, veio a prata no US Open. Os resultados foram importantes para ele ser escolhido como um dos representantes no pré-olímpico e também um teste para o maior campeonato esportivo do mundo.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano