Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Médica antiaborto assume direção de hospital referência no procedimento, diz revista

Os atendimentos para realização do aborto legal estão suspensos desde dezembro na unidade de saúde
A imagem mostra a frente do Hospital Municipal Vila Nova Cachoeirinha que deve ter médica antiaborto na direção.

Foto: Reprodução

8 de fevereiro de 2024

 Após suspender a realização de aborto legal, a Prefeitura de São Paulo deve anunciar a médica e ativista antiaborto Marcia Tapigliani para o cargo de direção do Hospital Municipal Vila Nova Cachoeirinha. A unidade da zona norte da capital é referência no atendimento e procedimento. 

Segundo a revista Carta Capital, a informação foi confirmada pelo secretário de saúde Luiz Carlos Zamarco, mas ainda não foi publicada no Diário Oficial. A ginecologista e obstetra é filiada ao Partido Liberal (PL), o mesmo do ex-presidente Jair Bolsonaro e do atual governador de São Paulo, Tarcisio de Freitas. 

Com o discurso antiaborto, Tapigliani foi candidata a vereadora em 2022, mas recebeu 8.505 votos e não foi eleita. A nova diretora do hospital apresenta-se como uma “defensora da vida” e argumenta que “a vida começa a partir da concepção”. 

Depois de trocar a direção do hospital, a Secretaria de Saúde solicitou dados  sigilosos de histórico e prontuários médicos de todas as pacientes que realizaram o procedimento entre 2021 e 2023. Zamarco alega que a investigação é destinada a apurar se os procedimentos estavam “de acordo com a lei”

O atendimento às meninas e mulheres que tem direito ao aborto legal está suspenso desde dezemebro por decisão do prefeito Ricardo Nunes (MDB).

A Justiça expediu três liminares para a retomada dos atendimentos na unidade, mas a prefeitura conseguiu uma outra liminar que mantém a suspensão.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano