O Estádio Mineirão inaugurou neste domingo (27) em Belo Horizonte um espaço de acolhimento voltado para mulheres vítimas de assédio, racismo, importunação sexual e outras formas de violência. A sala está localizada no estacionamento, junto ao Juizado Especial Criminal (Jecrim) do estádio.
O espaço conta com profissionais capacitados, além de materiais informativos para orientar as vítimas sobre os procedimentos adequados após ocorrências de violência.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público estadual, Defensoria Pública, Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e as Polícias Civil e Militar de Minas Gerais.
A criação do espaço segue as diretrizes da Carta de Brasília, elaborada em março deste ano durante o Encontro Nacional dos Juizados do Torcedor. Segundo o documento, é recomendado a implantação de salas específicas com equipes multidisciplinares para atendimento de mulheres, crianças e adolescentes vítimas de violência em ambientes esportivos.
Ainda conforme a Carta de Brasília, as instituições são incentivadas a desenvolver campanhas e a implementar ações com base na Lei Geral do Esporte, priorizando medidas preventivas de enfrentamento ao assédio, à discriminação e à violência contra a mulher em arenas esportivas.