Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

MNU denuncia morte de motoboy negro após abordagem policial no RS

Algemado e desacordado, o homem foi levado ao hospital após ter tido um surto em via pública
Imagem mostra três policiais e dois socorristas do SAMU

Foto: Reprodução

10 de janeiro de 2024

O Movimento Negro Unificado (MNU) denunciou uma abordagem policial que acabou na morte do motoboy Marcio Campos Souza, de 46 anos, na cidade de Santa Maria, interior gaúcho. A Brigada Militar do Rio Grande do Sul abriu inquérito para apurar o caso ocorrido na noite de domingo (7).

Em vídeo publicado no Instagram do MNU, é possível ver o homem negro, apena de bermuda, desacordado e algemado para ser levado de ambulância ao Pronto Atendimento do Patronato.

Na publicação, o MNU se solidarizou ao falecimento do motoboy e demonstrou indignação com mais um caso de violência contra pessoas negras.

“Mais uma vida negra foi ceifada, e os órgãos competentes e a sociedade não podem continuar indiferentes a essa trágica realidade que persiste de forma inaceitável. É revoltante que para questões sociais graves ao invés de investimento em políticas públicas se use a repressão de forma cruel e violenta. Justiça para Marcio”, diz a publicação.

De acordo com a publicação, Souza sofreu um surto em via pública e a Brigada Militar foi chamada. Ao chegar no local, os oficiais deram voz de prisão ao homem que não obedeceu e recebeu um disparo de arma de choque. A vítima morreu na manhã seguinte. 

A queixa na Polícia Civil feita pelo irmão da vítima aponta o uso excessivo de drogas como a causa da morte, já outro familiar atribuiu o óbito à violência durante a abordagem policial. 

A Alma Preta Jornalismo procurou a Brigada Militar do Rio Grande do Sul e questionou as circunstâncias da abordagem. Até a publicação deste texto não houve resposta. O espaço segue aberto.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano