Pesquisar
Close this search box.

Projeto de lei quer reservar 10% das vagas de concursos federais para pessoas em situação de rua

Câmara dos Deputados está estudando a proposta, que ainda precisa ser aprovada pelo Senado
Mais de 260 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil, sendo a maioria de homens negros.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

28 de junho de 2024

O Projeto de Lei 1230/24, apresentado pelo deputado federal Reimont (PT-RJ), tem como objetivo a reserva de 10% das vagas em concursos públicos, processos seletivos, contratações e licitações relacionadas à administração pública federal para pessoas em situação de rua. No entanto, é necessário que essas pessoas estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico).

Nas licitações e contratações de empresas prestadoras de serviços, a adoção da cota para a população em situação de rua será considerada um diferencial, valendo ponto na avaliação e na fiscalização.

Segundo o deputado Reimont, mais de 260 mil pessoas vivem em situação de rua no Brasil, sendo a maioria de homens negros. Para reverter essa situação, é necessário implementar políticas estruturantes de moradia e geração de emprego.

“O projeto visa contribuir para enfrentar a questão com medidas efetivas de geração de emprego e renda, que venham a impactar positivamente na redução substancial e na solução do problema sofrido pelo povo em situação de rua”, defende o parlamentar.

A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e tramita em caráter conclusivo. Será analisada ainda pelas comissões de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, a proposta também precisa ser aprovada pelos senadores.

  • Caroline Nunes

    Jornalista, pós-graduada em Linguística, com MBA em Comunicação e Marketing. Candomblecista, membro da diretoria de ONG que protege mulheres caiçaras, escreve sobre violência de gênero, religiões de matriz africana e comportamento.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano

Na ONU, Brasil reafirma compromisso com a pauta racial no combate à violência

Mais de 80% dos modelos de campanhas publicitárias brasileiras são brancos, aponta estudo

O Quilombo

Aprovação do Dia Nacional do Funk é marco contra marginalização

Independência, liberdade e escravidão na Argentina

Clima e Meio Ambiente

Programa capacita lideranças das periferias do Rio para debates sobre questão climática

Território brasileiro pegou fogo em um a cada quatro hectares nos últimos 40 anos