Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Celebrando o mês da Consciência Negra, Devassa reuniu artistas para comemorar a data em Salvador

Marca levou jovens talentos negros para se apresentarem junto com Afrobapho, Jeff Moraes, Luísa Nascim, MC Tha, Nêssa, Rachel Reis, Uana e WD

Imagem: Iago Augusto/Alma Preta

Foto: Imagem: Iago Augusto/Alma Preta

25 de novembro de 2022

Devassa é uma cerveja puro malte tropical, que celebra a criatividade brasileira e apoia a cultura e a música, responsáveis por transformar positivamente o jeito brasileiro de viver. E por entender que valorizar a criatividade brasileira envolve reconhecer talentos ainda desconhecidos, garantir palco a quem ainda não teve a oportunidade de atingir um público massificado e enaltecer os movimentos e pessoas que fazem parte da essência da nossa cultura que a marca reuniu talentos para a comemoração ao dia da Consciência Negra, celebrado dia 20/11. Realizado neste mesmo dia, jovens artistas pretos compartilharam o palco junto com Afrobapho, Jeff Moraes, Luísa Nascim, MC Tha, Nêssa, Rachel Reis, Uana e WD, mostrando toda a excelência de suas vozes, danças e realizaram a abertura do show de Iza.

Mesmo com uma noite chuvosa em Salvador, as atrações fizeram uma bela apresentação, reacendendo as chamas da ancestralidade e da resistência por meio da força da juventude afro na cultura. Em conversa com a Alma Preta Jornalismo, a artista UANA Mahin comentou que estava muito animada, pois o projeto visa promover pessoas negras em lugares de destaque pela porta da frente e não apenas servindo. “Acredito que Devassa tenha acertado muito no projeto e na junção dos talentos. Estou com amigos e amigas que até nos encontramos em Line Ups, mas nunca com a possibilidade ter essa troca no palco”, completa. 

A PLATAFORMA TUDO NOSSO

O evento também marcou o lançamento da plataforma ‘TUDO NOSSO’, um projeto criado para que Devassa possa contribuir para que pessoas pretas tenham acesso aos espaços de cultura, lazer e entretenimento pela porta da frente. Seja como audiência ou artista nos palcos, a plataforma irá praticar diferentes estratégias para tornar isso uma realidade, seja a partir de promoções afirmativas para convidados ou garantindo espaço e impulsionamento em seus canais para artistas. 

“Hoje temos orgulho de poder anunciar uma nova iniciativa, a plataforma “TUDO NOSSO”, que a partir de agora irá promover uma série de ações para ampliar a participação de artistas pretos no entretenimento, assim como da população negra presente nesses eventos, por meio de ações afirmativas. O que apresentamos hoje é um teaser do que está por vir”, explica Vanessa Brandão, diretora das marcas Mainstream do Grupo HEINEKEN. 

Além do show de abertura com jovens talentos, a marca também garantiu o acesso ao evento para mais de 600 pessoas por meio da parceria com coletivos e iniciativas locais. Por acreditar na multiplicidade e diversidade desses eventos, reconhecer e promover em suas ações os talentos das diversas regiões brasileiras, além de facilitar o acesso de todos ao entretenimento e experiências musicais, reafirmando seu compromisso de apoiar movimentos raciais, Devassa mapeou coletivos sociais e culturais influentes na região de Salvador, que fazem um trabalho relevante e fundamental para aquela sociedade por meio de conexão real com a comunidade local, e os convidou para juntos celebrarem a data. 

Ingressos foram distribuídos via coletivos como Casa Preta Hub – Cachoeira, Coletivo MUSAS, Fábrica Cultural – Programa Acelera Iaô e Casa do Museu Popular da Bahia – e todos esses convidados de Devassa poderão juntos aproveitar e celebrar a Criatividade Tropical nesta data tão importante. 

Com coreografia e balé de Afrobapho, o show celebrou a comunidade preta enaltecendo o PRETAGONISMO – protagonismo do povo preto, que tem o poder de criar novos mundos. Da criatividade, da voz, da cor, do movimento, da cultura e do axé. Um momento de orgulho e exaltação da cultura preta, da criatividade brasileira na música, que é um dos principais pilares trabalhados por Devassa no seu posicionamento “Criatividade Tropical”. Após o show de abertura, IZA fez seu primeiro show solo na Concha Acústica e, ao final, todos os artistas se encontraram no palco para cantar juntos “Fé”, single recém-lançado pela cantora.

Para além do fortalecimento da cultura da comunidade negra, cada um desses jovens carrega consigo a resistência da comunidade. Suas músicas, podem ser ouvidas por meio da playlist de Devassa.

Leia também: Consciência Negra e Devassa: Salvador recebe shows na Concha Acústica

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano