A exposição “Da Próxima Vez, o Fogo!” marca a estreia do artista visual pernambucano Laos e está em cartaz na galeria Espaço Cactus, no térreo do Museu Cais do Sertão, no Recife, até 15 de março. A mostra reúne 36 ilustrações em nanquim, feitas com bico de pena, e reforça temas como memória coletiva, identidade e ancestralidade.
Com obras autorais, a exposição tem como referência o imaginário ancestral afro-brasileiro, destacando as riquezas culturais desse povo. A maior parte das artes é em preto e branco, e três delas contam com fundo aquarelado. A curadoria é assinada pela produtora cultural pernambucana Isabela Reis, com produção e comunicação da Afinco Produções.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Inspirada no livro “Da Próxima Vez, o Fogo” (1963), de James Baldwin, a mostra também se apresenta como um gesto de reconexão e afirmação cultural. As obras partem de vivências pessoais do artista, um homem negro e periférico, da comunidade de Brasília Teimosa, no Recife.
Considerado um dos grandes expoentes culturais negros do século XX, James Baldwin foi escritor, romancista e ativista dos direitos civis. Na literatura, produziu uma série de ensaios, como “Notas de um Filho Nativo”, “Ninguém Sabe Meu Nome” e “Da Próxima Vez, o Fogo”, além de romances de destaque, como “O Quarto de Giovanni”, lançado em 1956, que ganhou notoriedade por estar entre as primeiras obras a abordar de forma aberta a temática da homossexualidade na cultura mainstream.
Entre suas obras, reproduziu Essa é a primeira exposição de Laércio Eduardo Nascimento, conhecido como Laos. Ele também atua como ilustrador, tatuador e artesão, desenvolvendo uma produção feita à mão, atravessada por saberes herdados do pai, que é sapateiro.
Serviço:
Exposição “Da Próxima Vez, o Fogo!”
Em cartaz: até 15 de março de 2026
Local: galeria Espaço Cactus (térreo do Cais do Sertão – endereço: Avenida Alfredo Lisboa, Bairro do Recife, Armazém 10)
Entrada: gratuita