PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Inspirada em James Baldwin, exposição traz imaginário, memória e ancestralidade afro-brasileira no Recife

Mostra em cartaz até 25 de março reúne ilustrações em preto e branco inspiradas em James Baldwin e em vivências periféricas
O artista visual Laos exibindo uma ilustração artística da exposição no Recife.

O artista visual Laos exibindo uma ilustração artística da exposição no Recife.

— Reprodução/Redes Sociais

26 de janeiro de 2026

A exposição “Da Próxima Vez, o Fogo!” marca a estreia do artista visual pernambucano Laos e está em cartaz na galeria Espaço Cactus, no térreo do Museu Cais do Sertão, no Recife, até 15 de março. A mostra reúne 36 ilustrações em nanquim, feitas com bico de pena, e reforça temas como memória coletiva, identidade e ancestralidade.

Com obras autorais, a exposição tem como referência o imaginário ancestral afro-brasileiro, destacando as riquezas culturais desse povo. A maior parte das artes é em preto e branco, e três delas contam com fundo aquarelado. A curadoria é assinada pela produtora cultural pernambucana Isabela Reis, com produção e comunicação da Afinco Produções.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Inspirada no livro “Da Próxima Vez, o Fogo” (1963), de James Baldwin, a mostra também se apresenta como um gesto de reconexão e afirmação cultural. As obras partem de vivências pessoais do artista, um homem negro e periférico, da comunidade de Brasília Teimosa, no Recife.

Considerado um dos grandes expoentes culturais negros do século XX, James Baldwin foi escritor, romancista e ativista dos direitos civis. Na literatura, produziu uma série de ensaios, como “Notas de um Filho Nativo”, “Ninguém Sabe Meu Nome” e “Da Próxima Vez, o Fogo”, além de romances de destaque, como “O Quarto de Giovanni”, lançado em 1956, que ganhou notoriedade por estar entre as primeiras obras a abordar de forma aberta a temática da homossexualidade na cultura mainstream.

Entre suas obras, reproduziu Essa é a primeira exposição de Laércio Eduardo Nascimento, conhecido como Laos. Ele também atua como ilustrador, tatuador e artesão, desenvolvendo uma produção feita à mão, atravessada por saberes herdados do pai, que é sapateiro.

Serviço:

Exposição “Da Próxima Vez, o Fogo!”

Em cartaz: até 15 de março de 2026

Local: galeria Espaço Cactus (térreo do Cais do Sertão – endereço: Avenida Alfredo Lisboa, Bairro do Recife, Armazém 10)

Entrada: gratuita

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Thayná Santana

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano