Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Lázaro Ramos vai interpretar Luiz Gama em desfile da Portela

Enredo da maior campeã do carnaval carioca será baseado no livro "Um Defeito de Cor"
Na foto está o carnavalesco Antônio Gonzaga, a escritora Ana Maria Gonçalves e o ator Lázaro Ramos.

Foto: Portela / Divulgação

29 de janeiro de 2024

O ator, escritor e cineasta Lázaro Ramos foi convidado pela diretoria da Portela para representar o advogado abolicionista baiano Luiz Gama (1830-1882) no Carnaval de 2024 do Rio de Janeiro.

Uma das personalidades negras mais respeitadas na história brasileira, Luiz Gama é uma das peças centrais do samba-enredo “Um Defeito de Cor”, baseado no livro homônimo da escritora Ana Maria Gonçalves, que conta a história de uma mãe africana que viaja ao Brasil em busca do filho.

Segundo a agremiação, o enredo se desenvolve por meio de uma carta na qual Luiz Gama se dirige à mãe Kehinde, chamada no Brasil de Luísa Mahin, de quem foi separado ainda criança. Filho de uma ex-escrava negra e pai branco, Gama foi vendido aos 10 anos pelo próprio pai, que estava com dívidas acumuladas. 

Na semana passada, o ator conheceu o desenho de sua fantasia em visita à sede da Portela, na Cidade do Samba, Zona Portuária do Rio, onde foi recebido pela autora e pelo carnavalesco Antônio Gonzaga. 

Além da assinatura de Gonzaga, o desenvolvimento do enredo também leva o nome de André Rodrigues. A maior campeã do Carnaval carioca, com 22 títulos, será a segunda escola a desfilar na segunda-feira de Carnaval, em 12 de fevereiro.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano