Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Plataforma libera acesso a filme sobre Angela Davis em comemoração aos 80 anos da intelectual

De professora universitária no Alabama a uma das dez mais procuradas pelo FBI, o filme mostra a jornada de Angela Davis
A imagem mostra a ativista afro-americana Angela Davis quando era jovem.

Foto: Reprodução

26 de janeiro de 2024

O documentário dirigido por Shola Lynch retrata os 80 anos de vida e ativismo da professora, filósofa e escritora Angela Davis, que completa 80 anos em 26 de janeiro. “Libertem Angela Davis” está disponível na plataforma Curta! e CurtaOn, com sete dias de acesso gratuito. 

De volta aos anos 1970, o filme mostra o momento em que Angela Davis, professora universitária no Alabama, Estados Unidos, se vê entre as dez pessoas mais procuradas pelo Departamento Federal de Investigação (FBI, sigla em inglês). 

Naquele ano, Davis fazia parte dos Panteras Negras para buscar apoio e defesa a três prisioneiros negros. Devido a um suposto envolvimento em uma tentativa de fuga que acabou na morte de um juiz, ela se tornou a mulher mais caçada do país. Após dois meses, ela foi presa acusada de conspiração, sequestro e homicídio. 

A partir de então, iniciou-se uma campanha pela libertação de Davis, que moveu diversos setores da sociedade e gerou até composições de John Lennon e dos Rolling Stones. Em um julgamento com discussões sobre racismo e as condições de vida dos afro-americanos, a ativista foi inocentada das acusações.

A exibição do documentário faz parte das “Sextas de História e Sociedade“, apresentadas pelo streaming.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano