Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Projeto seleciona jovens negros para oficina de roteiro em Mato Grosso do Sul

As aulas vão ocorrer no IFMS e as inscrições podem ser feitas até o dia 8 de abril
Imagem mostra os bastidores de gravação de cena do curta "Águas"

Foto: Leo Sales

4 de abril de 2024

O Projeto Campão Preto vai realizar uma oficina de roteiro de curtas, nos dias 20 e 21 de abril, para jovens negros com idade entre 16 e 30 anos. As aulas estão previstas para ocorrer no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) e as inscrições podem ser feitas até o dia 8 de abril.

O intuito da iniciativa é capacitar jovens da capital e promover a inclusão e representatividade, além de valorizar as histórias e memórias da comunidade negra local. Serão ofertadas 12 vagas na oficina, sendo 3 delas reservadas para alunos do IFMS.

Durante a ação, os participantes vão aprender sobre os conceitos básicos de roteirização, por meio de atividades individuais e coletivas, que devem servir de base para o desenvolvimento de seus próprios projetos de curta-metragem.

A oficina também vai contar com orientações de profissionais renomados do audiovisual, como a roteirista Francine Barbosa, que contribuiu para o desenvolvimento de obras de destaque, entre elas “A Revolta dos Malês” (SescTV), “Irmandade” (Netflix), “As Five” (Globoplay) e “Sentença” (Prime Video).

Outro destaque no laboratório é a roteirista, diretora e educadora, Maíra Oliveira, nome por trás de projetos como o filme “Encruza” (melhor filme no Festival Afronte!), “Um Ano Inesquecível” e “Primavera” e “Verão” (Amazon). 

Para mais informações, consulte o regulamento no site oficial do projeto. 

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano