Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Resistência Negra’: série documental terá apresentação de Djonga e Larissa Luz

Com lançamento previsto para 20 de novembro, a série trará em cinco episódios a história dos movimentos negros do Brasil
Imagem mostra o rapper Djonga em um deserto durante a gravação de um videoclipe.

Foto: Divulgação

20 de outubro de 2023

Apresentada por Djonga e Larissa Luz, a série “Resistência Negra” (Globoplay) vai abordar em cinco episódios a história dos movimentos negros desde a chegada dos primeiros africanos sequestrados de seus países para serem escravizados no Brasil, a resistência do Quilombo de Palmares, até a atualidade, em que a população negra ainda se vê diante de desafios para ter seus direitos resguardados, como a manutenção da Lei de Cotas.

A série estreia em 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, no streaming da Globo, e traz nomes importantes a partir de uma narrativa construída pela própria população negra com todas as características de sua pluralidade, além de referências como o filme “Faça a Coisa Certa”, de Spike Lee.

Para Larissa Luz, representante da música negra contemporânea da Bahia e umas das vozes que conduzem a história da obra, é importante que séries como essa estejam nos streamings para exaltar nomes importantes para o movimento negro.

“Temos que entender sobre a nossa ancestralidade, quais os personagens que fizeram a história, que abriram e construíram espaço para estarmos aqui e agora”, diz a artista.

A série foi idealizada pelo professor Ivanir dos Santos Babalaô, pós-doutor do programa de pós-graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e fundador do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP). A direção geral é de Mayara Aguiar.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano