PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

São Luís e Benim são eleitos melhores destinos em prêmio de afroturismo

Premiação promovida pelo Guia Negro reconheceu os destaques do afroturismo em 2025
Monumento à Diáspora Africana, no antigo porto de desembarque de africanos escravizados, na Praça das Mercês, no centro histórico de São Luís, no Maranhão.

Monumento à Diáspora Africana, no antigo porto de desembarque de africanos escravizados, na Praça das Mercês, no centro histórico de São Luís, no Maranhão.

— Tomaz Silva/Agência Brasil

18 de abril de 2026

São Luís, capital do Maranhão, e Benim, país da África Ocidental, foram eleitos os melhores destinos nacional e internacional, respectivamente, na quarta edição do Prêmio do Afroturismo, promovido pela plataforma Guia Negro. A premiação reconheceu dez categorias que se destacaram no setor em 2025.

A capital maranhense se destacou no ano passado pelo forte trabalho no afroturismo. De acordo com os jurados do prêmio, a cidade de São Luís tem sido uma das maiores investidoras em afroturismo, especialmente em roteiros como o Quilombo Cultural da Liberdade, as rotas turísticas pelo centro histórico, além da conexão que com outros municípios e a Rota dos Guarás.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Leia mais: Afroturismo no Brasil: um movimento de reparação, educação e fortalecimento econômico

Benim, segundo os jurados, se destacou pelo investimento na relação com o Brasil e pela divulgação de suas atrações naturais e de cultura negra. O Festival de Vodun é um dos exemplos.

O país africano também compartilha sua cultura e história com a Bahia e possui acordos bilaterais com o Brasil, além de passaportes para brasileiros negros e da diaspora.

Outro destaque da premiação, ocorrida em 14 de abril em São Paulo, foi a vitória do Museu das Favelas, localizado na região central da capital paulista, como a melhor atração turística. Em 2025, o equipamento cultural realizou diversas exposições ligadas ao povo negro que engajaram um público diverso, além de rodas de conversa, estudos e festas ligadas à cultura negra.

“Não existe turismo verdadeiramente democrático no Brasil sem o protagonismo negro. Chegar à quarta edição deste prêmio, ocupando o palco da WTM Latin America, é a prova de que o Afroturismo deixou de ser uma promessa para se tornar o coração da identidade que apresentamos ao mundo”, ressalta Tânia Neres, coordenadora de afroturismo da Embratur, patrocinadora da premiação.

Confira todos os vencedores da quarta edição do Prêmio do Afroturismo no site do Guia Negro.

Leia mais: Sueli Carneiro tem cidadania beninense oficializada

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano