Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Câmara dos Deputados aprova criação da Bancada Negra

Bancada formada por parlamentares negros terá um representante no colégio de líderes, grupo que decide quais projetos serão votados na casa
Imagem mostra parlamentares negros posando para foto na Câmara dos Deputados.

Foto: Divulgação

2 de novembro de 2023

A Câmara dos Deputados aprovou em votação simbólica o projeto de resolução, que altera o Regimento Interno da casa, e cria a Bancada Negra. A medida foi apresentada pelos deputados Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Damião Feliciano (União Brasil-PB) a fim de dar mais protagonismo às pautas raciais.

A bancada será formada por deputados autodeclarados negros no registro de candidatura da eleição. Segundo o projeto, existem 31 parlamentares pretos e 91 pardos na Câmara, o que representa apenas 24% dos 513 deputados federais.

A proposta estabelece que a nova bancada terá um representante no colégio de líderes. Grupo composto por lideranças de todos os partidos da Câmara e que decide quais projetos serão votados.

Agora, o projeto precisa ser promulgado pelo presidente Arthur Lira (PP-AL) para ser incluído no regimento interno. Apenas o Partido Novo, a minoria e a oposição orientaram seus parlamentares a votarem contra a criação da bancada.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano