Pesquisar
Close this search box.

Datafolha: Entre eleitores pretos, Lula ganharia no primeiro turno em 2022

Levantamento aponta que Lula ganharia a eleição presidencial com 42 pontos de vantagem; 62% dos eleitores pretos “não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro”

Texto: Redação I Imagem: Instituto Lula

A imagem mostra o ex presidente Lula em campanha cumprimentando a população. Uma criança negra encosta no rosto de Lula.

13 de maio de 2021

Se a eleição para presidente do Brasil fosse hoje, o ex-presidente Lula seria eleito no primeiro turno contra o atual presidente Jair Bolsonaro. Entre os eleitores autodeclarados pretos, a vantagem do petista na intenção de votos é de 42 pontos.

A pesquisa do Instituto Datafolha apurou que 62% dos eleitores pretos “não votariam de jeito nenhum em Bolsonaro”. O levantamento foi feito nos dia 11 e 12 de maio, com 15% da amostragem formada por eleitores autodeclarados pretos.

No resultado geral, que considera todas as religiões, rendas, gêneros e autodeclaração de raça, Lula teria os votos de 41% dos brasileiros com 16 anos ou mais no primeiro turno. O atual presidente, Jair Bolsonaro, teria 23%. Uma diferença de 18 pontos, menor do que a diferença com o recorte racial dos eleitores pretos. A pesquisa ouviu 15% de pretos, 35% de brancos e 40% de pardos.

Nomes como Sérgio Moro, Ciro Gomes (PDT), Luciano Huck (sem partido), João Doria (PSDB), Luiz Henrique Mandetta (DEM), e João Amoedo (Novo) aparecem na pesquisa com candidatos na corrida presidencial.

Na pesquisa espontânea, quando não tem uma lista de nomes, Lula recebeu 21% das indicações e Bolsonaro 17% como opção para as eleições de outubro do ano que vem. No caso de um segundo turno, Lula aparece como favorito. Ele venceria Bolsonaro (55% contra 32%), Moro (57% contra 33%) e Doria (57% contra 21%).

Foram ouvidos 2.017 eleitores com mais de 16 anos, em 146 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano