Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ministério da Educação suspende convocação da Lista de Espera do Sisu 2024

Segundo o órgão, foram identificados inconsistências no sistema de cotas, ampla concorrência e ações afirmativas nas universidades federais
A imagem mostra a fachada do prédio do Ministério da Educação. O órgão suspendeu nesta quarta-feira (21) a lista de espera do SiSU 2024 após identificar inconsistências.

Foto: Reprodução

22 de fevereiro de 2024

A Secretaria de Ensino Superior (SESU) e a Diretoria de Políticas e Programas de Educação Superior (DIPES) do Ministério da Educação (MEC) anunciaram, nesta quarta-feira (21), a suspensão da convocação da Lista de Espera e da publicação do relatório gerencial da Lista de Espera nos canais oficiais das universidades federais e dos institutos federais participantes do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), em sua edição de 2024.

O pedido de suspensão ocorreu após identificação de inconsistências no sistema de cotas, ampla concorrência e ações afirmativas nas universidades públicas federais. No entanto, a lista de espera para as universidades estaduais permanece mantida, seguindo o calendário estabelecido pela instituição de ensino superior (IES).

Universidades se pronunciam

Diversas universidades federais se pronunciaram sobre o ocorrido. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) afirmaram aguardar o envio da lista pelo MEC para divulgar a segunda convocação do Sisu, garantindo transparência e seguindo os procedimentos estabelecidos.

Já a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) identificou problemas técnicos nos remanejamentos de acordo com a nova Lei de Cotas, suspendendo a Lista de Espera temporariamente para correção das inconsistências.

Por sua vez, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) recebeu orientação do MEC para retirar a Classificação Geral dos candidatos da Lista de Espera do Sisu 2024 de seus canais oficiais. A instituição pediu compreensão dos vestibulandos e disse aguardar novas orientações para a finalização do processo seletivo.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano