Pesquisar
Close this search box.

Rio: Renata Souza é a terceira mais votada para a Alerj; veja outras parlamentares negras eleitas

Talíria Petrone e Benedita da Silva alcançaram a reeleição para a Câmara Federal 

Imagem: Reprodução/Alerj

Foto: Imagem: Reprodução/Alerj

3 de outubro de 2022

Renata Souza (PSOL) foi a terceira candidata a deputada estadual mais votada no Rio de Janeiro, sendo eleita com mais de 170 mil votos. Já para a Câmara Federal, Talíria Petrone (PSOL) e Benedita da Silva (PT) foram reeleitas no estado. 

Em sua campanha eleitoral, Renata Souza apostou nas promessas de transformação da sociedade por meio da união e participação de mais mulheres na política. “Por isso, a melhor resposta para a violência será a eleição de uma mulher negra e favelada. A esperança vencerá o medo”, disse a deputada eleita em sua página oficial

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Já Talíria Petrone, reeleita deputada federal no Rio de Janeiro, se destacou na Câmara por realizar, junto à Comissão de Legislação Participativa (CLP), uma audiência pública sobre violência política contra mulheres negras, com a presença de ativistas, representantes de entidades que debatem gênero, raça e direitos humanos e pesquisadoras.

À Alma Preta Jornalismo, Talíria afirmou que neste segundo mandato segue lutando para garantir direitos às mulheres e à população negra. 

“Como mãe, também trago o desafio do reconhecimento de que nossa maternidade é política, da importância de garantir condições para que as mulheres mães possam estar em todos os espaços que quiserem, inclusive nos espaços da política”, ressalta.

Benedita da Silva construiu sua vida pública envolvida nas lutas em favor das comunidades empobrecidas do Rio de Janeiro, sua cidade natal. Ao ser eleita novamente deputada federal, em 2010, foi escolhida para ser a relatora da Proposta de Emenda Constitucional que ampliou os direitos trabalhistas das trabalhadoras domésticas, uma categoria com cerca de 7 milhões de pessoas. 

Outro destaque sobre a deputada reeleita é que Benedita é a única ex-governadora do Rio que não se envolveu em escândalos sobre corrupção e que resultaram em prisão ou afastamento do cargo.

Assim como Renata Souza, as candidatas Dani Balbi (PC do B), Verônica Lima (PT), Dani Monteiro do PSOL também foram eleitas deputadas estaduais no Rio de Janeiro.

Leia também: Talíria Petrone: “Pra nascer um Brasil novo”

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano