O documentário integra a versão online da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e é dirigido pela filha, a atriz Camila Pitanga
Texto: Victor Lacerda | Edição: Nataly Simões | Imagem: Divulgação
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A trajetória profissional enquanto ator e os laços afetivos criados no percurso são algumas das temáticas abordadas no filme “Pitanga”, longa-metragem dedicado ao Antônio Pitanga, hoje, aos 81 anos. O filme foi dirigido por sua filha, a atriz Camila Pitanga, e o diretor de cinema Beto Brant. A produção audiovisual está disponível para assistir online.
O documentário traz encontros do ator com seus amigos desde outras épocas e ressalta a importância da figura de Pitanga dentro do espaço cinematográfico e de criação artística enquanto profissional negro.
As trocas de conversas e trechos da sua carreira são costurados com relatos de personalidades nacionais conhecidas, como Caetano Veloso, Ziraldo, Joel Zito Araújo, Tonico Pereira, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Milton Gonçalves, entre outros.
Originalmente lançado em 2016, o longa-metragem integra a 44ª edição da Mostra Internacional de Cinema, promovida pelo Itaú Cultural. O primeiro grande festival internacional do Brasil voltado para a arte cinematográfica acontece online até 4 de novembro.