A Pinacoteca do Ceará apresenta o curso on-line “Introdução à História da Arte: Arte Afro-brasileira”. A formação, ministrada pelo artista e pesquisador Rodrigo Lopes, será realizada entre os dias 29 de abril a 4 de maio com interpretação em Libras.
O museu integra a Rede de Equipamentos e Espaços Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e é gerido em parceria com o Instituto Mirante. A formação tem o objetivo de debater a noção de “arte afro-brasileira” a partir de textos críticos, exposições e da produção artística no contexto brasileiro.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
Por meio de uma perspectiva crítica às narrativas historiográficas eurocêntricas, o curso pretende passar pela historicidade de diversas expressões estéticas, a fim de dialogar sobre as práticas artísticas com múltiplas materialidades e épocas.
Dessa forma, a diversidade de poéticas abordadas nas aulas deve possibilitar uma exploração entre diferentes formas de expressão, países e perspectivas. Além disso, trará questionamentos sobre o que é arte afro-brasileira, quais são os critérios que a definem e como essa noção se transformou ao longo do tempo.
Para participar gratuitamente, é preciso se inscrever por meio de um formulário on-line. O curso é destinado para pessoas a partir de 16 anos e, no total, são disponibilizadas 30 vagas.