PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Edital seleciona comunicadores para laboratório sobre segurança pública

Laboratório-escola de jornalismo e visualização de dados sobre segurança pública é oferecido pela Marco Zero Conteúdo, o Instituto Fogo Cruzado e a Escola de Comunicação da Universidade Católica 

Texto: Redação | Imagem: Divulgação PMPE

PM

13 de outubro de 2021

Uma parceria entre a Marco Zero Conteúdo, o Instituto Fogo Cruzado e a Escola de Comunicação da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) vai formar jovens em um laboratório-escola de jornalismo e visualização de dados sobre segurança pública em Pernambuco. A iniciativa, que tem apoio da Fundação Friedrich Ebert Brasil, pretende expandir a capacidade de jornalistas e comunicadores de produzir conteúdos e análises sobre segurança o tornando-os mais acessívels para públicos diversos.

Serão oferecidas cinco bolsas de 1,5 mil reais para jornalistas, comunicadores ou estudantes que atuem em grupos de mídia ou coletivos de comunicação independente e apresentem proposta de reportagem sobre o tema da segurança pública e violência armada em Pernambuco. A seleção acontece por meio de edital e vai até o dia de 29 de outubro. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Além dos cinco bolsistas selecionados via edital, o curso oferecerá vagas para alunos da Unicap e contará também com a participação de integrantes de oito organizações de mídia independente parceiras da Marco Zero no Nordeste: Mídia Caeté (AL), Olhos Jornalismo (AL), Retruco (PE), Diadorim (PE), Saiba Mais (RN), Agência Eco Nordeste (CE), Revista Afirmativa (BA) e a newsletter Cajueira (NE). Juntos com a MZ Conteúdo e a Unicap, os coletivos foram selecionados na edição 2021 do Google News Initiative Innovation Challenge.

O laboratório acontece de 16 de novembro a 17 de dezembro de 2021 e será dividido em duas etapas. Na primeira, os comunicadores parricipar de uma oficina de 18 horas-aula dividida em quatro módulos (visualização de dados, design da informação, coleta e análise de dados e reportagem) ministrados entre os dias 16 e 26 de novembro. Eentre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro, haverá uma mentoria para o desenvolvimento de reportagem de dados na área de segurança pública e violência armada, com 4 horas de acompanhamento da produção para cada bolsista por um mentor/editor da Marco Zero Conteúdo.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano