PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Rio lança plataforma educativa sobre a história do samba e do Carnaval

Projeto da MultiRio oferece jogos e conteúdos históricos por meio de experiências interativas e gratuitas
Desfile da Mangueira no Carnaval do Rio de Janeiro.

Desfile da Mangueira no Carnaval do Rio de Janeiro.

— Reprodução/Eduardo Hollanda

17 de fevereiro de 2026

A Empresa Municipal de Multimeios da Prefeitura do Rio (MultiRio) lançou a plataforma “Rio, Escola do Samba”, voltada à valorização da história da música e do Carnaval carioca por meio de experiências educacionais digitais. A proposta é conectar identidade, território, linguagem e memória em atividades interativas e lúdicas.

A iniciativa parte do entendimento de que o Carnaval é uma experiência cultural permanente na cidade. A plataforma reúne conteúdos sobre samba-enredo, marchinhas, territórios urbanos e movimentos culturais espalhados pelo Rio, além de destacar personalidades históricas da festa como Tia Ciata, Pixinguinha e Cartola.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Segundo a presidente da MultiRio, Angelina Moreira, o projeto reforça o papel do samba e do carnaval na formação cultural da cidade.

“O Rio, Escola do Samba nasce do reconhecimento do papel central que o samba e o carnaval têm na vida de quem vive a cidade. Ao reunir conteúdos educativos desenvolvidos a partir da integração entre tecnologia, educação e mídias, o site valoriza essas manifestações culturais e aproxima a educação do território”, afirmou em nota à imprensa.

Disponível gratuitamente, o site foi desenvolvido para dialogar com diferentes públicos e permitir múltiplas formas de acesso e interação. A ferramenta pedagógica também está alinhada à Lei nº 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nas escolas, e foi pensada para ser utilizada em sala de aula.

Além de conteúdos históricos, a plataforma oferece jogos educativos. Em “Em Bateria – Som da Sapucaí”, o usuário assume o papel de mestre de bateria de uma escola de samba e tem acesso a informações sobre os instrumentos, com a participação de ritmistas da Pimpolhos da Grande Rio, escola mirim da Acadêmicos do Grande Rio.

Já o jogo “Mestre do Samba” trabalha ritmo, atenção e coordenação motora, com a experiência de acompanhar o samba com a voz do intérprete Ito Melodia.

O projeto inclui ainda o minidocumentário “Onde mora o samba?”, no qual a Unidos de Vila Isabel apresenta o samba como manifestação cultural, memória coletiva e processo de formação em diálogo com a cidade.

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Thayná Santana

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano