O álbum “Emicida Racional VL 2 – Mesmas Cores & Mesmos Valores” foi anunciado como o novo título do NOIZE Record Club (NRC). A edição em vinil verde opaco, acompanhada pela revista NOIZE #172, sela o encontro entre um dos maiores cronistas da música brasileira contemporânea e o principal clube de assinaturas de discos da América Latina.
Como o nome indica, o novo projeto homenageia os ídolos do artista, Tim Maia e Racionais MC’s, especificamente ao álbum “Cores e Valores” (2014).
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
“É um disco muito inspirador pra mim e nem sempre foi tão bem compreendido por vários dos meus camaradas. Eu quis fazer essa releitura porque também era uma oportunidade de fazer uma homenagem ao que os Racionais significam do ponto de vista intelectual, porque eu acredito que nesse disco eles dão um voo muito além dos lugares que eles já tinham ido”, reflete Emicida.
Leia mais: AFROPUNK Brasil terá shows de Emicida, Gilberto Gil e Jorja Smith
Gestado no home studio do rapper, afastado do caos urbano de São Paulo, o álbum de dez faixas traz uma sonoridade orgânica onde os sons da natureza, grilos e pássaros, dividem o protagonismo com as rimas.
O trabalho conta com a colaboração de parceiros históricos como DJ Nyack, Fejuca, Rashid e Projota, além de novas texturas trazidas pelo maestro Henrique Albino (arranjos de cordas) e pelo pianista Amaro Freitas.
Para o rapper, esse álbum é para redescobrir o trabalho Cores e Valores e homenagear também aquele Emicida de 2004, quando começou nas batalhas de rima da estação Santa Cruz, em São Paulo.
“Mano Brown uma vez disse: ‘qual o tamanho do obrigado que eu devo ao Public Enemy?’ E aí eu pergunto: ‘qual o tamanho do obrigado que eu devo aos Racionais’?.”
Leia mais: Emicida celebra coletividade negra no clipe de ‘Us memo preto zica’