Pesquisar
Close this search box.

Afro Presença 2023: evento oferta mais de 5 mil vagas de trabalho para jovens negros

Iniciativa promove a diversidade nas empresas por meio da adoção de ações afirmativas; Evento acontece entre os dias 8, 9 e 10 de novembro
Mulher negra no ambiente de trabalho

Foto: Freepik

1 de novembro de 2023

A quarta edição do Afro Presença oferece mais de 5 mil oportunidades de trabalho entre vagas efetivas, de estágio e de trainee, incluindo vagas afirmativas para jovens negras e negros. Assim como nas edições anteriores, a iniciativa reúne entre os dias 8, 9 e 10 de novembro, as maiores empresas de RH do Brasil para capacitações.

O objetivo do projeto é promover a diversidade no mercado de trabalho por meio da adoção de ações afirmativas nas empresas, especialmente para cargos de lideranças. Entre as empresas de RH confirmadas estão a 99Jobs, o CIEE, a Eureka, a Cia de Talentos, a Cia de Estágios, a EmpregueAfro e a Empodera.

O evento é virtual e gratuito e será transmitido no canal TVMPT do Youtube. Serão 21 mesas de debates, seis capacitações e um show. Para participar, é necessário se inscrever neste link.

No primeiro dia, serão promovidas oficinas e capacitações sobre temas relacionados à gestão de carreira, segurança psicológica e saúde mental, inteligência emocional e uso de tecnologias a favor da carreira.

As mesas transmitidas no dia 9 e 10, discutirão temas como igualdade racial e o parlamento brasileiro; a relação entre imigração, racismo, inclusão e trabalho; inclusão de povos originários; e RH como promotor de inclusão racial e valorização profissional.

O mural de vagas de emprego já pode ser consultado no site do evento. O número de ofertas deve aumentar durante o evento e após o encerramento. Ao todo, já foram divulgadas cerca de 15 mil vagas de trabalho nas três edições do evento.

Movimento Afro Presença

O Movimento Afro Presença surgiu através do Projeto Nacional de Inclusão de Jovens Negras e Negros Universitários no Mercado de Trabalho, promovido pelo Ministério Público do Trabalho.
Um dos objetivos da iniciativa é prevenir e combater a discriminação racial nas relações de trabalho e valorizar a diversidade racial nos espaços empresariais, de modo a reduzir as desigualdades raciais no campo econômico e, consequentemente no social, político e cultura.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano