Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conferência em Salvador discute segurança pública, saúde e enfrentamento ao racismo

A agenda promovida pela Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas acontece na capital da Bahia, entre os dias 5 e 7 de dezembro
A imagem mostra a entrada da Biblioteca Central do Estado da Bahia, onde será sediado, entre os dias 5 e 7 de dezembro, a Conferência Internacional Iniciativa Negra por Direitos

Foto: Reprodução

5 de dezembro de 2023

Entre os dias 5 e 7 de dezembro acontece em Salvador, na Bahia, a Conferência Internacional “Iniciativa Negra por Direitos, Reparação e Justiça”, uma agenda promovida pela Iniciativa Negra por Uma Nova Política sobre Drogas. O encontro será realizado na Biblioteca Central do Estado da Bahia, com entrada gratuita para o público. As inscrições serão feitas no local.

O evento promove discussões que colocam o racismo no centro dos problemas sociais vivenciados pela comunidade global, principalmente no continente americano, como violência, desigualdade, injustiças penais e encarceramento em massa. Um dos objetivos é atribuir responsabilidades e reforçar o conceito de memória e verdade para impedir a repetição de atos que provocam danos irreversíveis para uma geração de pessoas e suas famílias.

“Nós nos articulamos para promover essa reunião para que possamos reconhecer os mecanismos globais de genocídio do povo negro, e assim, pensar juntos, enquanto nação, em estratégias de enfrentamento à barbárie”, afirma a cofundadora e diretora executiva da Iniciativa Negra, Nathália Oliveira, em nota oficial.

Os debates serão propostos em eixos temáticos, entre eles: segurança pública, saúde, política sobre drogas e enfrentamento ao racismo. A conferência ainda promove uma discussão e troca de experiências entre o Brasil e países vizinhos em relação a esses assuntos.

A Alma Preta Jornalismo, representada pelo jornalista e cofundador Solon Neto, participa da programação em uma mesa que discute “Comunicação de Causas”, ao lado da Ponte Jornalismo, Instituto Odara, Instituto Commbne e da Organização PerifaConnection.
Durante o evento, serão instalados espaços diversos, como uma feira de empreendedorismo, uma área infantil destinado a crianças de todas idades e uma tenda de autocuidado. A programação completa da conferência pode ser encontrada no site.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano