Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Deputada Olívia Santana lança livro ‘Mulher Preta na Política’, em São Paulo

A obra retrata as vivências da deputada estadual da Bahia e as relaciona com a sua prática política; lançamento acontece no espaço Aparelha Luzia, às 18h
Na foto a deputada estadual Olivia Santana, uma mulher negra, segurando o livro de sua autoria

Foto: Divulgação

22 de novembro de 2023

Na quinta-feira (23), às 18h, no espaço Aparelha Luzia, em São Paulo, será lançado, durante o debate “A Superação da Invisibilidade da Mulher Negra na Política”, o livro “Mulher Preta na Política”, primeira obra da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). A atividade, realizada pela Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB, contará com a participação da secretária nacional da Mulher do PCdoB, Daniele Costa, da deputada estadual Olívia Santana, da vereadora Luana Alves (Psol), de Cláudia Rodrigues, da União Brasileira de Mulheres-SP e outras ativistas.

Realizado em parceria com a editora Malê, o livro é um relato pessoal que convoca mulheres negras para adentrarem no espaço político. A obra já foi lançada em Paris e, no Brasil, já teve lançamento em Brasília, no Museu Nacional; Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã; Maranhão, na Praça dos Poetas, em São Luís; e na Bahia, na Casa Mulher com a Palavra, em Salvador. 

Na escrita, Olívia ressalta o quanto sua experiência marca sua práxis política. Projetos de lei de sua autoria, como o que instituiu em Salvador o “Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa” — que inspirou a lei nacional — têm conexão direta com a reverência que lhe despertou, ainda na infância, a liderança de Yá Feliciana, por meio da energia de festa e respeito que circundava em seu terreiro. 

A obra também aponta o compromisso de Olívia Santana com a educação, adquirido desde sua formação em pedagogia, atravessando sua atuação tanto como gestora quanto como legisladora. Isso encontra simbolismo na Lei Municipal de Incentivo ao Livro e à Cultura da Leitura, iniciativa do seu mandato enquanto vereadora de Salvador.

O livro ‘Mulher Preta na Política’ é para Olívia Santana um manifesto de suas escrevivências, conceito de Conceição Evaristo desenvolvido como uma articulação entre escrita e oralidade, possibilidade de transmitir uma história e também se curar da injustiça social através da palavra. 

Às intelectuais negras que a inspiram em sua jornada, como Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Luiza Bairros e Keeanga-Yamahtta Taylor, Olívia se soma na disputa de narrativas que a voz e a escrita de mulheres negras vêm travando com “os perigos da história única“, descritos por Chimamanda Ngozi Adichie no TED Talk, em 2009.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano