Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Deputada Olívia Santana lança livro ‘Mulher Preta na Política’, em São Paulo

A obra retrata as vivências da deputada estadual da Bahia e as relaciona com a sua prática política; lançamento acontece no espaço Aparelha Luzia, às 18h
Na foto a deputada estadual Olivia Santana, uma mulher negra, segurando o livro de sua autoria

Foto: Divulgação

22 de novembro de 2023

Na quinta-feira (23), às 18h, no espaço Aparelha Luzia, em São Paulo, será lançado, durante o debate “A Superação da Invisibilidade da Mulher Negra na Política”, o livro “Mulher Preta na Política”, primeira obra da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). A atividade, realizada pela Secretaria Nacional de Mulheres do PCdoB, contará com a participação da secretária nacional da Mulher do PCdoB, Daniele Costa, da deputada estadual Olívia Santana, da vereadora Luana Alves (Psol), de Cláudia Rodrigues, da União Brasileira de Mulheres-SP e outras ativistas.

Realizado em parceria com a editora Malê, o livro é um relato pessoal que convoca mulheres negras para adentrarem no espaço político. A obra já foi lançada em Paris e, no Brasil, já teve lançamento em Brasília, no Museu Nacional; Rio de Janeiro, no Museu do Amanhã; Maranhão, na Praça dos Poetas, em São Luís; e na Bahia, na Casa Mulher com a Palavra, em Salvador. 

Na escrita, Olívia ressalta o quanto sua experiência marca sua práxis política. Projetos de lei de sua autoria, como o que instituiu em Salvador o “Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa” — que inspirou a lei nacional — têm conexão direta com a reverência que lhe despertou, ainda na infância, a liderança de Yá Feliciana, por meio da energia de festa e respeito que circundava em seu terreiro. 

A obra também aponta o compromisso de Olívia Santana com a educação, adquirido desde sua formação em pedagogia, atravessando sua atuação tanto como gestora quanto como legisladora. Isso encontra simbolismo na Lei Municipal de Incentivo ao Livro e à Cultura da Leitura, iniciativa do seu mandato enquanto vereadora de Salvador.

O livro ‘Mulher Preta na Política’ é para Olívia Santana um manifesto de suas escrevivências, conceito de Conceição Evaristo desenvolvido como uma articulação entre escrita e oralidade, possibilidade de transmitir uma história e também se curar da injustiça social através da palavra. 

Às intelectuais negras que a inspiram em sua jornada, como Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez, Luiza Bairros e Keeanga-Yamahtta Taylor, Olívia se soma na disputa de narrativas que a voz e a escrita de mulheres negras vêm travando com “os perigos da história única“, descritos por Chimamanda Ngozi Adichie no TED Talk, em 2009.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano