Pesquisar
Close this search box.

‘Estamos Prontas’: livro com experiências de mulheres negras nas eleições é lançado em Salvador

Obra reúne artigos com apontamentos dos aprendizados de formação, comunicação, articulação e mobilização política,
Vila Reis, socióloga e ativista baiana, participará do evento de lançamento do livro que reúne aprendizados de mulheres negras nas eleições.

Foto: Reprodução/Campanha de Mulher

3 de julho de 2024

O Teatro Sesc Pelourinho, localizado no Centro Histórico de Salvador (BA), recebe no sábado (6) o lançamento do livro “Estamos Prontas: Lições de Mulheres Negras Lideranças Coletivas nas Eleições Brasileiras” como parte da programação do Festival Latinidades.

Com apoio da Fundação Rosa Luxemburgo e selo da Editora Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras, a obra reúne artigos com apontamentos dos aprendizados de formação, comunicação, articulação e mobilização política, extraídas do projeto “Estamos Prontas”, parceria entre o Movimento Mulheres Negras Decidem e o Instituto Marielle Franco, realizado em 2022 a fim de fortalecer 27 lideranças negras pré-candidatas de todo o país que naquele ano concorriam a uma cadeira no Legislativo nos seus territórios.

O prefácio do livro é assinado pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e o posfácio pela deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ). De acordo com Fabiana Pinto, organizadora da obra, o lançamento acontece em um momento oportuno para mulheres negras que atuam no ecossistema da política institucional.

“Estamos muito felizes de ter o trabalho do ‘Estamos Prontas’ registrado em livro. Para nós, é um dos legados que este projeto deixou, e chega em um momento muito importante para a política brasileira, tendo em vista que estamos em ano de eleições e a obra reúne experiências de quem atuou durante o processo eleitoral em frentes essenciais de virada política”, afirma Fabiana, atual coordenadora de desenvolvimento de lideranças do Movimento Mulheres Negras Decidem.

O evento de lançamento vai contar com a presença da socióloga e ativista baiana Vilma Reis; a coordenadora de articulação política e territórios do Instituto Marielle Franco, Nathalia Carlos; a coordenadora de programas da Rosa Luxemburgo, Christiane Gomes; da CEO da Editora Diálogos Insubmissos, Dayse Sacramento; além de Fabiana Pinto e Tainah Pereira, organizadoras da publicação e todas as suas autoras.

Na ocasião, também será lançado a versão em espanhol do livro, intitulada “La Radical Imaginación Política de las mujeres negras brasileñas”, empreendimento de Ana Carolina Lourenço, Anielle Franco, Vilma Reis e Christiane Gomes, idealizadoras da Rede Nacional de Mulheres Negras na Política, que traz as contribuições no processo de visibilização das respostas e soluções empreendidas pelas mulheres negras brasileiras frente ao atual contexto de crise social, política e econômica.

A versão hispânica, que também tem apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, conta com dois novos textos assinados por Ochy Curiel, antropóloga dominicana radicada no Chile, e Juanita Bone, ativista feminista negra do Equador.

Serviço

Lançamento do livro “Estamos Prontas: Lições de Mulheres Negras Lideranças Coletivas nas Eleições Brasileiras”

Quando: 6 de julho, sábado, a partir das 15h

Onde: Teatro SESC Pelourinho, em Salvador

Retirada de ingressos antecipados gratuitamente no Sympla.

  • Redação

    A Alma Preta é uma agência de notícias e comunicação especializada na temática étnico-racial no Brasil.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano

Na ONU, Brasil reafirma compromisso com a pauta racial no combate à violência

Mais de 80% dos modelos de campanhas publicitárias brasileiras são brancos, aponta estudo

O Quilombo

Aprovação do Dia Nacional do Funk é marco contra marginalização

Independência, liberdade e escravidão na Argentina

Clima e Meio Ambiente

Programa capacita lideranças das periferias do Rio para debates sobre questão climática

Território brasileiro pegou fogo em um a cada quatro hectares nos últimos 40 anos