Pesquisar
Close this search box.

Exposição debate temas do mês da consciência negra em Caruaru (PE)

Abertura do evento vai contar com mesa-redonda, apresentação artística e Noite do Acarajé.
Imagem mostra fachada da Fundação de Cultura de Caruaru

Foto: Reprodução

9 de novembro de 2023

A Fundação de Cultura de Caruaru realiza, a partir desta quinta-feira (9), a exposição Orgulho Negro. A abertura do evento será às 19h no hall da instituição pernambucana e vai contar com mesa-redonda, apresentação artística e Noite do Acarajé. A entrada é gratuita e as inscrições vão até o dia 5 de dezembro.

A exibição, que acontece desde 2017 com a curadoria da agente cultural Danielle Guerreiro, faz parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, celebrado no Brasil em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares. Durante todas as quintas-feiras do mês, sempre a partir das 19h, a Fundação de Cultura organizará ações do Movimento Cultural Afro-Brasileiro. 

Para falar sobre a afro-musicalização e o projeto “Afrobetizando”, a mesa-redonda terá a participação do professor Ivanildo Felisberto, do campus Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do percussionista Petrucio Cruz e da multiartista  e afroempreendedora Chris Mendes.

O evento recebe também a apresentação artística dos alunos do grupo Baque de Rune e a Noite do Acarajé, na qual o público presente poderá aprender sobre a especialidade da culinária africana e afro-brasileira.

Em 16 de novembro, o Desfile de Moda do projeto Moda Afro marca a programação junto ao Grupo de Capoeira Raça Nobre, que realiza duas apresentações da Noite da Capoeira, nos dias 16 e 23 de novembro, ambas abertas ao público de todas as faixas etárias. 

No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, haverá a entrega do Título de Notório Saber da Cultura Afro para pessoas da sociedade civil que realizam trabalhos artísticos e culturais que fomentam a cultura afro-brasileira na cidade. A honraria foi uma iniciativa do babalorixá Colibri Brasil. 

No encerramento da programação, a Noite da Cultura Afro de Caruaru, marcada para o dia 30 de novembro, promove um encontro de todos os seguidores, adeptos e simpatizantes da cultura afro do município, quarto mais populoso do interior nordestino.

  • Mariane Barbosa

    Curiosa por vocação, é movida pela paixão por música, fotografia e diferentes culturas. Já trabalhou com esporte, tecnologia e América Latina, tema em que descobriu o poder da comunicação como ferramenta de defesa dos direitos humanos, princípio que leva em seu jornalismo antirracista e LGBTQIA+.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano