Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Unegro realiza Congresso Nacional em Salvador neste fim de semana

A 6ª edição do encontro conta com a presença da deputada estadual Olívia Santana (PcdoB) em ato político de abertura
A imagem mostra a deputada estadual Olívia Santana, mulher negra, que estará presente no Congresso da Unegro

Foto: Reprodução/PCdoB

8 de dezembro de 2023

Salvador, na Bahia, será sede do 6º Congresso Nacional da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), entre os dias 8 e 10 de dezembro. Segundo a organização, o evento vai debater um novo projeto de Brasil, avaliando a representatividade do povo negro, políticas públicas e combate ao racismo nos cenários nacional e internacional. O encontro será realizado no Hotel Real Classic Bahia, na Pituba.

A conferência de abertura contará com a presença da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). Segundo a parlamentar, em nota para imprensa, “esta é uma oportunidade de reunir o coletivo de militantes da Unegro para pensarmos juntos e juntas os grandes desafios que a população negra enfrenta no Brasil. A mortandade de jovens negros, os feminicídios, a precarização da cidadania do nosso povo preto são temas urgentes a serem debatidos. Que este congresso nos fortaleça e aponte novas estratégias de luta”.

Para o presidente Nacional da Unegro, Edson França, o congresso é uma forma de fortalecer o povo negro para enfrentar a “árdua batalha” por igualdade racial também nos espaços de poder. Uma das preocupações para o próximo ano é o período das eleições municipais, época de muito debate no país e um ano em que serão eleitos vereadores, vereadoras, prefeitos e prefeitas.

Uma das expectativas do dirigente é pensar políticas públicas voltadas ao povo negro para melhorar a qualidade de vida dessa população e diminuir a desigualdade. 

Programação

8 de dezembro (sexta-feira)

13h – Credenciamento dos delegados e delegadas

17h30 – Leitura e aprovação do Regimento do Congresso

19h – Ato político de abertura do Congresso

20h30 – Conferência: A Unegro no novo projeto de Brasil – Deputada estadual Olívia Santana

9 de dezembro (sábado)

9h – Desafios para a Reconstrução das Políticas Públicas no Brasil

10h30 – Avaliação e Perspectiva do Antirracismo no Brasil

Balanço da direção cessante – Ângela Guimarães e Edson França

14h – Grupos temáticos: Educação e Saúde; Cultura, Juventude negra e Povos Tradicionais: Segurança Pública e Meio Ambiente; Terra e Teto

17h30 – Apresentação dos grupos temáticos

21h – Show público em comemoração ao 6º Congresso da Unegro e 35 anos da entidade

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano