Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Vida e obra de Lima Barreto são tema de debate literário no Rio de Janeiro

Duas estudiosas do autor debatem durante a edição do Clube de Leitura do Centro Cultural Banco do Brasil na próxima quarta-feira (8)
A imagem mostra Lima Barreto em sua ficha de inscrição no hospício nacional.

Foto: Reprodução

6 de maio de 2024

A obra “Contos Completos de Lima Barreto” e a vida do autor estarão em debate no Clube de Leitura do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro (CCBB RJ), na próxima quarta-feira (8), às 17h30. O livro reúne todos os contos publicados em vida pelo escritor, resgatados por meio de pesquisa em edições originais, jornais e revistas da época, e mais dezenas de inéditos, retirados de seus manuscritos.

O livro será analisado por duas estudiosas do escritor: a historiadora e ensaísta Lilia Schwarcz, cuja posse na Academia Brasileira de Letras (ABL) está marcada para junho; e a crítica literária, ensaísta e professora titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Beatriz Resende.

O debate tem entrada gratuita. Os debates do Clube de Leitura do CCBB acontece até dezembro deste ano e os vídeos dos debates ficam disponíveis, na íntegra, no YouTube. Os dois primeiros encontros deste ano tiveram a participação de Viviane Mosé, Eliana Alves Cruz e Marilene Felinto, em março; e de Eliane Potiguara, Eliane Brum e Anapuaka Tupinambá, em abril, e podem ser assistidos.

Em entrevista à Agência Brasil, a curadora do evento, Suzana Vargas, destacou a expertise das estudiosas sobre as obras de Lima Barreto e questões raciais do escritor terem interferido no mundo literário e acadêmico que expressava. Ela lembrou ainda que Barreto tentou algumas vezes entrar na ABL e nunca conseguiu. Para Suzana, ele foi um cronista fantástico da vida social e cotidiana do Brasil.

Em julho, o Clube de Leitura do CCBB RJ terá como tema “As sete cores da palavra e literatura em diversidade”. Os convidados serão a drag queen Rita Von Hunty e o poeta trans Tom Grito.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano