Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

‘Viva Zumbi’: 15ª edição do festival celebra o Dia da Consciência Negra em Niterói

O evento contará com feiras, apresentações artísticas, apresentações de capoeira, debates e feijoada
Grupo de samba feminino se apresentando no festival Viva Zumbi em 2022

Foto: Divulgação

Bárbara Cavalcante

17 de novembro de 2023

Na próxima segunda-feira (20), em celebração ao legado e à resistência do povo negro, o “Viva Zumbi”, o principal festival do Dia da Consciência Negra no estado do Rio de Janeiro, terá lugar em Niterói, no Caminho Niemeyer, a partir das 10h. Realizado pelo Instituto Casa da Utopia, junto com diversas entidades e movimentos sociais, e contando com o respaldo da prefeitura de Niterói, a 15ª edição do “Viva Zumbi” apresenta uma programação cultural diversificada, sendo nesta versão patrocinado pela CEDAE.

O evento é uma homenagem à ancestralidade e à cultura afro-brasileira, destacando manifestações artísticas como capoeira, literatura, música, debates, tendas temáticas com oficinas e, evidentemente, uma autêntica feijoada tradicional.

“O Viva Zumbi é o maior encontro preto do estado, repleto de diversidade negra, que apresenta a nossa pluralidade artística e cultural. Um dia em que o povo negro se reúne para celebrar e comemorar nossa história de vida e luta. O Viva também contribui com debates fundamentais para a sociedade. Nós somos o legado de Zumbi e estamos juntos  contra a discriminação, aliados na luta antirracista”, comenta, em entrevista à Alma Preta, a ex-vereadora de Niterói e atual deputada estadual, Verônica Lima (PT), que participou de todas as edições do evento.

Os grandes destaques da noite serão o cantor Xande de Pilares e o rapper BK. Além dos artistas, o evento contará também com a apresentação da escola de samba Grande Rio, do grupo Poeira Pura, talentos locais e outras atrações.

Em 2023, o “Viva Zumbi” adota como tema central “Racismo Ambiental, Ancestralidade, Futuro e Ambiente”. A programação do evento vai explorar as conexões entre políticas ambientais, os efeitos de desastres ambientais e as comunidades negras, periféricas e economicamente desfavorecidas.

A entrada no festival é gratuita, sendo solicitada a contribuição do público através de doações de alimentos não perecíveis, com exceção de açúcar e sal, destinadas a causas sociais.

Confira a programação completa:
DJ + Apresentação do Festival Viva Zumbi

OCA Viradouro

Encontro de Jongos

HOMENAGEM DIPLOMA ZUMBI DOS PALMARES + 10 MOÇÕES

Roda de Samba Poeira Pura

BK’

Banda Um Amô

Baile Funk das Antigas

XANDE DE PILARES

Escola de Samba Grande Rio

Bárbara Cavalcante

Jornalista formada pela Universidade Anhembi Morumbi, desde a adolescência é imersa em projetos sociais. Apaixonada por futebol e cultura pop, é nascida e criada na Zona Leste de São Paulo. Atua como social media e é aprendiz de redatora.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 150

EP 149

Cotidiano