Surpreendido com um questionamento de caráter racista, o jornalista Pedro Lins, âncora de telejornal da Globo Nordeste, emissora sediada no Recife, fez um desabafo na manhã desta quinta-feira (26). O profissional contou que teve que ouvir o questionamento: “Falo com quem da Globo para parar de colocar vocês, pretinhos, para apresentarem o jornal?”. O episódio levou o apresentador a gravar um vídeo-resposta que foi compartilhado via rede social.
“Sorte? Não, amor. Aqui tem muito trabalho, muita força, muito estudo, muito foco e muita competência”, disse. Pedro ainda afirmou estar compartilhando do caso para que outros profissionais que, assim como ele, tem de enfrentar comentários desse cunho, possam não se sentirem sozinhos.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
A fala do apresentador foi complementada por uma poesia declamada por ele do escritor paulistano Pedro Martins. Entre os versos, o texto afirma que “Preconceito é uma ação, onde a falta de virtude prevalece na atitude de um ser sem coração. Ele pensa que é melhor, que tem mais capacidade, mas na verdade é maior a sua imbecilidade”.
Leia também: Comentarista política Basília Rodrigues é vítima de racismo na CNN
Nos comentários da publicação, o jornalista recebeu apoio e admiração de sua postura por parte dos seus seguidores. “Para alcançarmos esse lugar resistimos muito e lutamos 300 anos mais que esses racistas. Você é merecedor”, afirmou um espectador. “Excelente profissional que luta conosco sobre as nossas causas”, escreveu outra seguidora.
Pedro Lins não se manifestou sobre se irá tomar providências jurídicas contra o episódio. Até o fechamento da publicação, o vídeo-resposta já alcançou a marca de quase 60 mil visualizações. O apresentador é âncora do telejornal de meio-dia da Rede Globo NE.
Leia também: Até quando a branquitude pedirá desculpas por seu racismo?