“Somos únicos nas nossas diferenças. Somos múltiplos. Somos vários corpos, tons de pele, gêneros e sexualidades. Nós somos nós”. É com esse manifesto que artistas, profissionais e pesquisadores fundam um novo banco de imagens, a plataforma “Brasil com S”. Com intuito de retratar momentos reais do cotidiano e da vida dos brasileiro, projeto reúne mais de 200 imagens e foge do imaginário do país como apenas samba e futebol.
Idealizadores afirmam que a plataforma é fruto do incômodo com a frequência com que empresas de comunicação e agências de marketing do país usam fotografias retiradas de bancos de imagens internacionais. Para oferecer um meio de solução a essa falta de representatividade da cultura nacional, nasce o projeto que visa retratar imagens de pessoas reais, valorizando as suas especificidades.
Quer receber nossa newsletter?
Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!
O pontapé inicial do “Brasil com S” é dado por fotografias que estão divididas em três temas: um típico churrasco de domingo, uma tarde comum de trabalho e um happy hour para relaxar, definidas, respectivamente, como “Domingo 16h27”, “Terça 12h11” e “Quinta 19h43”. Destaque para a edição das imagens que, em alta definição, dispõem de mais cor e saturação para retratar o cotidiano nacional.
Leia também: Busca por imagens de pessoas negras em banco de fotos cresceu 75% em relação a 2020
“Muitas vezes, o mercado publicitário só parece lembrar das minorias em seus respectivos meses de celebração. Mas e nos outros, onde estão? E numa terça às 12:11, o que estão fazendo?”, questiona a Lab 678 – um laboratório de experiências e projetos criativos dedicado à criação de uma comunicação que proporcione identificação com seu público e que idealiza o projeto.
As imagens podem ser vistas através do site e o download pode ser feito de forma gratuita, desde que seja para fins editoriais em publicações de interesse público, sem fim comercial, promocional ou político e que os créditos sejam dados. Para trabalhos com objetivos lucrativos, a plataforma explica que é necessário solicitar formalmente a autorização.
Para fazer o download, é preciso concordar com os termos disponibilizados na plataforma. Todo o material pode ser utilizado gratuitamente para fins editoriais em publicações de interesse público, sem fim comercial, promocional ou político. Em caso de interesse na utilização das imagens em trabalhos com objetivos lucrativos, é necessário solicitar formalmente a autorização.