Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Florestas tropicais perderam 3,7 milhões de hectares de mata nativa em 2023, diz estudo

Apesar de melhoras no desmatamento da Amazônia, o Brasil ainda aparece entre os países com piores cenários ambientais
A imagem mostra árvores destruídas após queimada no Pantanal.

Foto: Joédson Alves / Agência Brasil

5 de abril de 2024

Dados do levantamento produzido pelo Laboratório de Análise e Descoberta de Terras Globais (Glad), da Universidade de Marylan (EUA), indica que os trópicos perderam em média 3,7 milhões de hectares de floresta nativa em 2023.

Segundo o estudo publicado na Revista Nature, o número equivale ao tamanho de dez campos de futebol desmatados por minuto.

A pesquisa levou em consideração o monitoramento da plataforma estadunidense Global Forest Watch, que desde 2014 monitora dados sobre a proteção das florestas do mundo todo.

Apesar de ter apresentado uma queda de 36% no índice de desmatamento relacionado a uma melhora na preservação da Amazônia, o Brasil aparece liderando a lista de países com os piores cenários ambientais. 

A análise pontua que o Cerrado teve uma alta de 6% no desmatamento, mantendo a tendência de aumento de cinco anos, e o Pantanal apresenta consequências de perda florestal pelas constantes queimadas.

O levantamento também demonstra um crescimento nos índices da Bolívia, que apresentou uma perda de 27% na floresta primária, apresentando uma alta pelo terceiro ano consecutivo. O país também se destacou por ter a terceira maior perda entre os países tropicais.

  • Verônica Serpa

    Graduanda de Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano