Pesquisar
Close this search box.

Homem branco vandaliza estátua de George Floyd em Nova York

Vândalo jogou uma tinta prata no rosto do busto que homenageia Floyd, morto por um policial; é a segunda vez que uma estátua é alvo de vândalos

Texto: Redação | Foto: Reprodução/NBC

FLOYD-site

5 de outubro de 2021

Imagens de uma câmera de segurança registraram o momento em que um homem branco vandaliza a estátua de George Floyd, na cidade de Nova York. A estátua presta homenagem ao ex-segurança negro, morto por um policial branco durante uma abordagem nos Estados Unidos, em maio de 2020. A morte de Floyd gerou uma onda de protestos mundiais contra a violência policial e o racismo.

As imagens mostram o momento em que o vândalo, que estava em um skate, passa em frente à estátua e joga uma tinta prateada no rosto da estátua. Logo após, ele deixa o local.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

Leia também: Um ano do caso Floyd: assassinato elevou discussões sobre racismo e mudanças na polícia

A estátua de Floyd fica ao lado do busto de John Lewis, importante ativista e pioneiro do combate ao racismo nos Estados Unidos, e Breonna Taylor, jovem de 26 anos que foi assassinada durante uma abordagem policial dentro da própria casa.

“É extremamente decepcionante como as estátuas foram desfiguradas em tão pouco tempo, e isso só mostra o quanto ainda temos que ir para alcançar nosso objetivo de unidade”, disse Terrence Floyd, irmão de George Floyd, em comunicado.

O ato de vandalismo está sendo investigado e a limpeza do busto já foi realizada. Uma recompensa avaliada em US$ 3.500 (cerca de R$ 19 mil) é oferecida para informações sobre o vândalo.

Já é a segunda vez que uma estátua em homenagem a Floyd é alvo de vândalos. Em junho deste ano, um grupo de neonazistas pichou e jogou tinta preta em um busto de Floyd que havia sido recentemente inaugurado no bairro Flatbush, no Brooklyn.

Relembre o caso

George Floyd morreu após ser asfixiado por um policial branco durante uma abordagem na cidade de Mineápolis, nos Estados Unidos, em maio de 2020. Um vídeo da abordagem mostra o momento em que Floyd diz que não consegue respirar, no entanto, o policial, identificado como Derek Chauvin, mantém o joelho no pescoço do ex-segurança por nove minutos.

A morte de Floyd desencadeou uma série de protestos contra a violência policial e o racismo. Diante dos protestos e da pressão em cima da Justiça, Derek Chauvin foi acusado e condenado a 22 anos pela pela morte de Floyd.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano