Pesquisar
Close this search box.

Nos EUA, homem negro paraplégico é arrastado pelos cabelos por policiais

"Eles me arrastaram como um cachorro, como um lixo", disse Clifford Owensby após ser retirado do carro à força mesmo depois de informar que é paraplégico. A polícia não encontrou nada ilícito no veículo

Texto: Redação | Foto: Reprodução

Nos EUA, homem negro paraplégico é arrastado pelos cabelos por policiais

13 de outubro de 2021

Um homem negro paraplégico foi mais uma vítima da truculência policial nos Estados Unidos. Clifford Owensby, de 39 anos, foi arrastado pelos cabelos por policiais durante uma abordagem na cidade de Dayton, em Ohio, nos Estados Unidos. O caso aconteceu no dia 30 de setembro e foi registrada por meio da câmera acoplada na farda de um dos policiais.

Na abordagem, os policiais pedem que Clifford desça do carro para que eles façam uma vistoria no veículo. Diante do pedido, Clifford repete de forma sucessiva que não consegue descer porque é paraplégico, ou seja, não consegue locomover os membros inferiores, e chega a fazer uma ligação para pedir ajuda a uma pessoa, que não foi identificada. Em seguida, o homem pede para falar com o supervisor oficial dos policiais, quando é pego pelos cabelos e arrastado por um policial para fora do carro.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

“Alguém me ajude, eu sou um paraplégico, mano, você pode me machucar!”, grita Clifford enquanto está sendo algemado no chão.

Leia também: Um ano do caso Floyd: assassinato elevou discussões sobre racismo e mudanças na polícia

Segundo autoridades, o homem foi abordado depois de ter saído de uma casa suspeita de tráfico de drogas. Durante a abordagem no veículo, os policiais encontraram uma bolsa com mais de 20 mil dólares, no entanto, nenhuma droga foi encontrada com a vítima. Clifford foi multado por duas contravenções: por usar vidros fumê e por não ter cadeirinha infantil, já que seu filho de três anos estava no banco de trás do veículo.

“Eles me arrastaram como um cachorro, como um lixo”, disse Owensby em uma coletiva.

Em comunicado, o Departamento de Polícia de Dayton disse que os policiais chegaram a oferecer ajuda para o homem sair do veículo, no entanto, ele teria recusado.

De acordo com a polícia de Dayton, o caso está sendo apurado e os policiais envolvidos serão investigados.

Leia Mais

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano