Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ailton Graça é homenageado em premiação de cinema 

Com uma extensa carreira na dramaturgia, o ator negro foi homenageado em um festival de cinema pela primeira vez
Ator Ailton Graça recebe primeira homenagem em festival de cinema.

Foto: Rogerio Resende

5 de dezembro de 2023

Durante a 33ª edição do Cine Ceará, festival Ibero-americano de Cinema, o ator Ailton Graça recebeu o Troféu Eusélio de Oliveira. A premiação aconteceu no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza, e contou com a presença de amigos e colegas do ator.

Essa é a primeira vez que Graça é homenageado em um festival de cinema. Com uma extensa carreira na dramaturgia, Graça é protagonista do longa “Mussum: O Filmis”, recém lançado nos cinemas brasileiros e que já é a maior bilheteria do cinema nacional em 2023. Com este papel, Ailton Graça ganhou o Kikito na categoria de “Melhor Ator” no 51º Festival de Gramado (RS).

Em um emocionado discurso, o ator destacou que o cinema é uma arte coletiva e reforçou que figuras como Grande Otelo e Léa Garcia pavimentaram o caminho para que estivesse ali.

“O cinema auxilia na formação e nas lutas diárias de uma construção da nossa brasilidade. Então, é preciso que essa gama de pessoas junto à política pública e o governo federal invistam na arte e no cinema”, discursou o ator. 

Ailton ainda comentou sobre a importância e a necessidade de contar mais histórias como as de Mussum.

“É difícil ser um dos protagonistas em um país que tem uma estrutura patriarcal muito cruel, sempre ditada pelo homem branco. A gente não vê um pai preto dentro de uma família nos cinemas. Eu fiz uma pesquisa rápida e percebi que o Grande Otelo nunca teve família nos filmes. Aquilo me machucava. ‘Mussum’ é  a representação de muitas histórias pretas parecidas, com diversas camadas de resistência e de subir ladeiras”, completa.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 152

EP 151

Cotidiano