Olimpíadas 2024

Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ayomi Domenica apresenta ‘Levante’ no Los Angeles Latino International Film Festival

Atriz brasileira se destaca em festival internacional com obra que aborda direitos das mulheres
Imagem da atriz Ayomi Domenica, protagonista do filme 'Levante', que apresentou no Los Angeles Latino International Film Festival.

Foto: Reprodução

22 de junho de 2024

A atriz brasileira Ayomi Domenica apresentou seu mais recente trabalho, “Levante”, no Los Angeles Latino International Film Festival (LALIFF), evento renomado que celebra a cultura latina através do cinema, música, artes visuais e mais. O filme, protagonizado por Ayomi como Sofia, uma jovem atleta enfrentando uma gravidez indesejada às vésperas de um campeonato decisivo, toca em temas sensíveis sobre direitos reprodutivos.

Para Ayomi, participar do LALIFF foi um marco significativo em sua carreira. “Este lugar sempre habitou meu imaginário”, compartilhou a atriz. “Cheguei aqui com um trabalho do qual tenho imenso orgulho. ‘Levante’. A palavra e seu poder. Já aconteceu. Está acontecendo.”

‘Levante’ explora os desafios enfrentados por mulheres jovens no Brasil que buscam interromper gestações indesejadas em um contexto onde o aborto é legal apenas em circunstâncias específicas. O filme destaca a luta de Sofia contra fundamentalistas que tentam impedi-la de exercer seu direito de escolha, enquanto ela conta com o apoio de uma rede de pessoas próximas.

No Brasil, a legislação permite o aborto apenas em casos de estupro, risco de vida para a gestante ou anencefalia fetal, até a 12ª semana de gestação. Um projeto de lei atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados visa endurecer ainda mais essas restrições, equiparando o aborto após a 22ª a homicídio simples, inclusive em casos de estupro.

Conhecido como PL do Estupro, o texto, articulado pela bancada evangélica, prevê penas de até 20 anos para mulheres e meninas que interrompam gestações, mesmo em casos de estupro, risco de vida e microcefalia, enquanto a pena para estupradores pode chegar a até dez anos.

Além de seu trabalho no cinema, Ayomi Domenica também está envolvida no teatro, tendo recentemente atuado na peça “Mutação de Apoteose” no Teatro Oficina, em São Paulo. Ela se prepara para estrear “BORI” no dia 24 de junho, data que coincide com as celebrações de São João, no mesmo local.


Para mais informações sobre ‘Levante’ e outras produções de Ayomi Domenica, visite o site do LALIFF.

  • Giovanne Ramos

    Jornalista multimídia formado pela UNESP. Atua com gestão e produção de conteúdos para redes sociais. Enxerga na comunicação um papel emancipatório quando exercida com responsabilidade, criticidade, paixão e representatividade.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

papo-preto-logo

Cotidiano