Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Conheça seis blocos de Carnaval para curtir em Recife e Olinda

Os blocos mais tradicionais das cidades pernambucanas vão às ruas no domingo (11) e na segunda (12)
A imagem mostra o centro de Recife durante as festas de carnaval de rua.

Foto: Reprodução

10 de fevereiro de 2024

O Carnaval de Recife e Olinda tem atrações para todos os gostos. O Galo da Madrugada, maior bloco de rua do mundo, vai homenagear Reginaldo Rossi em seu 45º desfile.

Conheça seis blocos de rua que acontecem em Recife e Olinda neste Carnaval.

1) Galo da Madrugada

A fim de unir dois dos ritmos mais presentes na cultura do estado — o frevo e o brega —, o bloco Galo da Madrugada vai homenagear o cantor Reginaldo Rossi. 

Com o tema “Reginaldo Rossi no Reinado do Frevo”, o evento homenageia um dos maiores nomes do brega, que faleceu em 2013. 

Ao todo, serão 30 trios elétricos com dezenas de artistas, e seis carros alegóricos na festa, além do tradicional galo gigante. O bloco sai às 9h do sábado (10), no Centro do Recife.

2) Ceroula

Sábado também é dia da Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda. O bloco que desfila na cidade desde 1962 é um dos mais tradicionais da região. Na terça-feira (13) o bloco volta às ruas com uma mega estrutura, open bar, feijoada, shows e, o principal, o cortejo da troça do povo.  A saída será no estacionamento do Colégio São Bento, no Carmo.

3) Homem da Meia-Noite

O calunga, como é conhecido o bloco Homem da Meia-Noite, atrai uma multidão para o Sítio Histórico de Olinda. Com cortejo marcado para a noite de sábado (10), para a virada da madrugada de domingo (11), o bloco encerra as atrações passando a chave da cidade para o bloco Cariri Olindense, ou seja, a festa não para. 

4) Cariri Olindense

Fundado em 1921, o bloco da Troça Carnavalesca Mista Cariri Olindense começa no domingo (11) a partir das 4h da manhã. A concentração será na sede da agremiação.

5) Elefante de Olinda

Tradicional em Guadalupe, o Elefante de Olinda deixa as ruas da cidade de 400 mil habitantes pequenas. O cortejo acontece na tarde de domingo (11), a partir das 17h, e toma conta do Sítio Histórico da cidade.

6) Pitombeira dos Quatro Cantos

Fundada há 77 anos, a Troça Carnavalesca Pitombeira dos Quatro Cantos é uma das maiores tradições do carnaval de Olinda. O desfile será na segunda (12) e na terça-feira (13), ambos às 10h. A concentração será na sede localizada na Rua de Janeiro, no Carmo.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano