PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Feira de cultura afro-brasileira seleciona artistas negros de Belo Horizonte

Projeto Sacode Congo selecionará 20 empreendedores e artistas da capital mineira e da região metropolitana até 10 de março
Mulher negra dança vibrante com vestido florido e turbante em desfile cultural urbano.

Mulher negra dança vibrante com vestido florido e turbante em desfile cultural urbano.

— Reprodução/Thainá Nogueira

6 de março de 2026

O projeto “Sacode Congo: 1ª Feira Preta Multicultural de Belo Horizonte” está com inscrições abertas para a seleção de artistas e empreendedores negros que desejam participar da programação cultural do evento. Ao todo, serão selecionados até 20 participantes da capital mineira e da região metropolitana, com inscrições abertas até 10 de março.

A iniciativa será realizada em 21 de março, na capital mineira, e tem como objetivo celebrar a cultura afro-brasileira, promover e divulgar empreendedores negros, articular manifestações culturais da cidade e fortalecer a luta antirracista da região.

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

O edital prevê três categorias de participação e com uma ajuda de custo de R$ 700 para participação. Cinco vagas serão destinadas a artistas voltados às manifestações corporais, como dança, performance e teatro. Outras cinco contemplarão manifestações orais, como música, sarau e poesia. As dez vagas restantes serão voltadas às artes manuais, incluindo artesanato, moda e culinária.

Além de buscar contemplar artistas em diferentes momentos da carreira, incluindo iniciantes, artistas em consolidação e trajetórias já estabelecidasa programação adotará critérios de inclusão e representatividade, com atenção à participação de pessoas LGBTQIAPN+ e de artistas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Para participar, é necessário ser autodeclarado negro, maior de 18 anos, residente em Belo Horizonte ou na região metropolitana, além de possuir MEI ou pessoa jurídica com CNPJ ativo vinculado ao próprio inscrito e apto à emissão de nota fiscal. 

A curadoria artística será realizada pela organização da feira, coordenada por Stan Albano, chef de cozinha e multiartista, e pela empresária, produtora cultural e dançarina Suellen Sampaio.

No caso dos artistas selecionados, cada participante deverá preparar uma apresentação individual com duração mínima de cinco e máxima de dez minutos, com conteúdo autoral ou devidamente autorizado. O não comparecimento no dia do evento implicará desclassificação.

As inscrições devem ser feitas por meio de formulário on-line, e o resultado será divulgado até 12 de março nas redes sociais do projeto.

Serviço

Sacode Congo – 1ª Feira Preta Multicultural de BH

Inscrições: até 10 de março de 2026
Data da feira: 21 de março
Horário: das 13h as 18
Local: Mercado da Lagoinha  – Avenida Antônio Carlos, 821, Bairro Lagoinha, Belo Horizonte – MG

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Thayná Santana

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano