Pesquisar
Close this search box.

‘Kilomboteka’: Belo Horizonte ganha novo espaço dedicado à literatura negra

No acervo do espaço estarão obras de escritores como Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Nego Bispo
Imagem mostra Conceição Evaristo em uma livraria.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

2 de junho de 2024

Com o objetivo de oferecer para crianças, jovens e adultos o acesso à literatura afro-brasileira, o Kilombo Manzo Ngunzo Kaiango apresenta a “Kilomboteka – nossa roça literária”, novo espaço dedicado à literatura negra na cidade de Belo Horizonte (MG).

No acervo do espaço estarão obras de escritores como Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo e Nego Bispo. A inauguração será no dia 7 de junho, a partir das 19h, com roda de samba com o grupo “Samba de Kilombu”. 

A Kilomboteka funcionará  três vezes por semana, segundas, quartas e sextas, das 8h às 18h. A ideia de criar o espaço surgiu da necessidade de passar a ensinar, ler e ouvir a história do país e do mundo de uma perspectiva decolonial. Dessa forma, o espaço visa contribuir com essa mudança de olhar sobre a saga do povo brasileiro trazendo para os visitantes a narrativa de um ponto de vista diferente.

A mestra e professora no Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Makota Cassia Kidoialê explica que o nome Kilomboteka “simboliza mais do que uma coleção de livros; é uma porta de acesso a um mundo que muitas vezes nos foi negado. É um grito de resistência e uma afirmação de que os quilombos educam, oferecendo uma base sólida para que todos os afrodescendentes possam se orgulhar de suas raízes e conhecimentos ancestrais”.

“Além de uma afirmação cultural, a Kilomboteka traz a mensagem de que nosso conhecimento e nossas trocas surgem em diversos espaços: na roça, no terreiro, nos becos e vielas”, explica a professora.

Makota atesta que o acesso ao conhecimento da história e dos saberes por meio da academia e do ensino tradicional, que não somente o da oralidade “são grandes pensamentos que dialogam profundamente com nossa realidade, fortalecendo-nos no enfrentamento do racismo e contribuindo significativamente para nossa formação humana e elevação da autoestima”.

Serviço
Lançamento da “Kilomboteka – nossa roça literária”
Quando: 7/6, sexta-feira, às 19h
Onde: Rua São Tiago, 216 – Santa Efigênia, Belo Horizonte (MG)

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano