PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

PL pede vista e adia votação para avanço da PEC do fim da 6×1

De acordo com o regimento da Câmara, o pedido de vista concede prazo de duas sessões parlamentares para análise da PEC antes da votação
O deputado Maurício Marcon (PL-RS), autor do pedido de vista da PEC do fim da escala 6x1, no Plenário da Câmara, em 5 de maio de 2026.

O deputado Maurício Marcon (PL-RS), autor do pedido de vista da PEC do fim da escala 6x1, no Plenário da Câmara, em 5 de maio de 2026.

— Pedido de vista coletivo concede prazo de duas sessões para a análise da PEC antes da votação, prevista para o dia 27 de maio.

26 de maio de 2026

O deputado federal Maurício Marcon (PL-RS) apresentou, na segunda-feira (25), um pedido de vista coletivo na votação do parecer da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê a redução da jornada de trabalho semanal e o fim da escala 6×1, analisada por Comissão Especial na Câmara dos Deputados. 

A expectativa era que a pauta fosse votada ao final do dia, mas, com a articulação, o rito foi adiado para quarta-feira (27). De acordo com o regimento, o pedido de vista concede automaticamente prazo de duas sessões parlamentares para a avaliação da matéria antes da deliberação. 

Quer receber nossa newsletter?

Você encontrá as notícias mais relevantes sobre e para população negra. Fique por dentro do que está acontecendo!

A solicitação foi realizada após a apresentação do relatório do deputado e relator Leo Prates (Republicanos-BA), que recomendou a redução da jornada para 40 horas semanais, sem alteração salarial e com dois dias de descanso por semana, sendo um deles preferencialmente aos domingos. 

Leia mais: Trabalhadores vão às ruas contra emenda que adia fim da escala 6×1 para 2036

Prates também recomenda a alteração da Constituição Federal para estabelecer o regime trabalhista máximo de oito horas diárias, com a possibilidade de compensações e ajustes por meio de acordos e convenções coletivas. 

Também na segunda-feira, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), anunciou que a PEC deve ser implementada gradualmente, no período de um ano, até a conclusão da transição de 44 para 40 horas por semana.

O parlamentar afirmou, em coletiva de imprensa, que haverá uma redução de duas horas após 60 dias da promulgação da medida e, depois de 12 meses, mais duas horas. A mudança para a escala 5×2, de cinco dias de trabalho para dois de descanso, está prevista para ocorrer no primeiro prazo. 

Leia mais: Fim da escala 6×1 pode ocorrer 60 dias após promulgação, diz Hugo Motta

Apoie jornalismo preto e livre!

O funcionamento da nossa redação e a produção de conteúdos dependem do apoio de pessoas que acreditam no nosso trabalho. Boa parte da nossa renda é da arrecadação mensal de financiamento coletivo.

Todo o dinheiro que entra é importante e nos ajuda a manter o pagamento da equipe e dos colaboradores em dia, a financiar os deslocamentos para as coberturas, a adquirir novos equipamentos e a sonhar com projetos maiores para um trabalho cada vez melhor.

O resultado final é um jornalismo preto, livre e de qualidade.

  • Verônica Serpa

    Formada em Jornalismo pela UNESP e caiçara do litoral norte de SP. Acredito na comunicação como forma de emancipação para populações tradicionais e marginalizadas. Apaixonada por fotografia, gastronomia e hip-hop.

Leia mais

PUBLICIDADE

Destaques

Cotidiano