Pesquisar
Close this search box.

Artistas do Rio de Janeiro expõem obras que recriam imaginário de negritude

A exposição ficará aberta ao público até o dia 1º de junho, no Campo dos Goytacazes
A imagem mostra duas pessoas olhando a exposição “Nuances”.

Foto: Divulgação

21 de maio de 2024

Em cartaz até o dia 1º de junho, no Ateliê Matheus Crespo, no Centro do Campo dos Goytacazes (RJ), a exposição “Nuances” busca potencializar os conceitos e as narrativas positivas sobre pessoas negras. O projeto tem a colaboração de quatro artistas independentes do município. A entrada é gratuita e tem inscrições abertas para visitas guiadas.

A exposição foi desenvolvida pelos artistas visuais Pablo Malafaia, Agnis Nogueira e Kellem Monteiro. O curador da mostra, Matheus Crespo, destaca, em comunicado à imprensa, que o intuito do projeto é promover uma conexão ancestral. Para ele, recriar imagens que desapareceram ao longo da história é manter viva as memórias do passado, além de refazer o presente e o futuro. 

Na exposição coletiva, que conta com 21 obras, Kellem Monteiro apresenta uma coletânea de obras criadas a partir de fotografias, retratando familiares e pessoas comuns do seu bairro; Agnis Nogueira, exibe pinturas que simbolizam práticas ancestrais através de uma abordagem moderna, inspiradas na estética afrofuturista.

Já o artista Pablo Malafaia expõe pinturas de pessoas do cotidiano, através de técnicas mistas como estêncil, grafite e tinta acrílica; e Matheus Crespo apresenta uma instalação de raízes como símbolos de conexão, comunicação e tecnologia.
Serviço

Quando: De quarta à sexta-feira, das 10h às 17h. Aos sábados das 14h às 19h. Até dia 1º de junho
Onde: Ateliê Matheus Crespo
Endereço: Rua Barão da Lagoa Dourada, número 212, no Centro de Campos dos Goytacazes
Entrada gratuita

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano