Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Batalha de Break Dance abre inscrições e tem premiação em dinheiro

A edição da batalha terá R$ 20 mil em premiação para os participantes
Imagem mostra um jovem negro no chão em competição de break dance

Foto: Marcelo Maragni

11 de dezembro de 2023

A primeira edição do Breaking Battle Brasil, um campeonato de dança de rua, que acaba de se tornar um esporte olímpico e vai estrear nos Jogos de Paris 2024, está com inscrições abertas. O evento acontece nos dias 16 e 17 de dezembro (sábado e domingo), no bairro da Glória, Rio de Janeiro. 

Os participantes da competição ainda concorrem a R$ 20 mil em premiação. O evento terá a participação de Mc Zulu, conhecido pela fusão dos vocais de Reggae com a música eletrônica; a DJ Danya Vison,  Bgirl desde 2007, além de promover formação de DJ para mulheres; e JP Black, DJ, coreógrafo, Mc, produtor cultural, professor e referência na modalidade Locking no Brasil e na América do Sul. 

Popular entre as crianças e jovens, o breakdance é um estilo de dança urbana, e agora um esporte olímpico, que faz parte dos elementos da cultura Hip-Hop. Criado por afro-americanos na década de 1970, era utilizado como manifestação popular e alternativa para que jovens não ingressassem em gangues de rua que tomavam a cidade de Nova York na época. 

Os elementos primários que compõem o break são o toprock, que são os movimentos de pés; downrock, movimentos de pés e mãos no solo; o power move, passos com acrobacias, impulsos, velocidade e flexibilidade; e o freeze, quando o atleta interrompe os movimentos em poses elegantes ou de equilíbrio. 

O projeto social que promove Breaking Battle Brasil, oferece aulas gratuitas e núcleos de capacitação e treinamento de breaking para jovens de baixa renda e em situação de vulnerabilidade.

  • Patricia Santos

    Jornalista, poeta, fotógrafa e vídeomaker. Moradora do Jardim São Luis, zona sul de São Paulo, apaixonada por conversas sobre territórios, arte periférica e séries investigativas.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano