Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Dia do Samba terá homenagem a grandes sambistas no Theatro Municipal de São Paulo

Comemoração inédita terá participação de nomes como Xande de Pilares, Negra Li, Paula Lima e Anelis Assumpção
Xande de Pilares, homem negro e com o cabelo trançado, usa uma camisa jeans de mangas cumpridas e toca viola.

Foto: Reprodução

1 de dezembro de 2023

O Dia do Samba, celebrado em 2 de dezembro, contará com uma programação em homenagem a grandes sambistas no Theatro Municipal de São Paulo, com participação de nomes da velha guarda e da atualidade do gênero, como Xande de Pilares, Paula Lima, Anelis Assumpção, Klau Nogueira e Negra Li.

A celebração terá roda de samba e vai transformar os próprios cantores nos mestres de cerimônia, dando a eles a tarefa de anunciar a próxima atração que ocupará o palco após seus shows.

Além das performances individuais, o Dia do Samba no Municipal também saúda e homenageia as figuras notáveis que ajudaram a construir e consolidar o gênero como um dos principais da cultura brasileira. Entre os homenageados, estão a cantora Leci Brandão, Manezinho, o primeiro mestre-sala de São Paulo Carlão do Peruche, Tia Irene (da Ala das Baianas da Nenê de Vila Matilde) e Dona Guga (da escola de samba Morro da Casa Verde).

Como forma de enaltecer essas figuras e enriquecer a experiência da celebração, serão apresentadas breves biografias de cada figura, proporcionando ao público uma compreensão mais profunda e contextualizada da importância de cada figura.

Com origens na cultura africana, o samba teve seus primeiros registros na segunda metade do século 19, trazido por pessoas escravizadas à época e relacionado com rodas de dança. O samba paulistano é reconhecido, inclusive, como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade de São Paulo.

Os ingressos para o Dia do Samba estão disponíveis gratuitamente no site do Theatro Municipal.

Serviço

Quando: 2 de dezembro, sábado, das 18h às 21h45

Onde: Theatro Municipal – Praça Ramos de Azevedo, Sé, São Paulo (SP)

Ingressos gratuitamente no site do Theatro Municipal.

Leia Mais

Quer receber nossa newsletter?

Destaques

AudioVisual

Podcast

EP 153

EP 152

Cotidiano